No Forte de Copacabana Michael Jackson foi recepcionado pelos soldados do Exército do Rio de Janeiro e pegou um helicóptero que sobrevoou o Rio de Janeiro antes de gravar seu videoclipe “They don’t care about us”
O Dona Marta parou para receber o Rei do Pop. No dia 11 de fevereiro de 1996, Michael Jackson subia o Morro para gravar parte de seu videoclipe “They don’t care about us” (Eles não ligam pra gente). Com uma letra sobre miséria, pobreza e sobretudo um apelo para que “eles” façam alguma coisa pelos menos favorecidos, o ídolo do pop fazia uma performance tendo ao fundo paisagens como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar.
No Forte de Copacabana Michael Jackson foi recepcionado pelos soldados do Exército do Rio de Janeiro e pegou um helicóptero que sobrevoou a praia, deu um rasante sobre o Morro do Chapéu Mangueira, no Leme, e deu voltas em torno do Cristo Redentor, enquanto falava várias vezes “que lugar lindo”.
No Morro ficou por cinco horas e dez minutos, causando alvoroço na comunidade. Aos gritos de “Michael, eu te amo” o cantor gravou as cenas, que contavam com figuração da comunidade. Muitas pessoas tentaram furar os cordões de segurança para se aproximarem do ídolo, em vão. Jackson interagiu com a comunidade, dançando com duas mulheres durante as filmagens — uma delas inclusive o derrubou — , pegou um bebê no colo e até correu pelos corredores estreitos do morro.
por Matilde Silveira, O Globo
Meu pai é fotógrafo (Pauty Araujo) e estava cobrindo a chegada do Michael nesse dia no forte de Copacabana! Me deu um estalo pesquisar, porque me lembro dele comentar que não havia outro fotógrafo no local dessa foto (muitos dos fotógrafos foram para uma loja de brinquedos, esperando a chegada dele. Meu pai não foi porque estava sem carro, então estava próximo ao hotel Rio Palace, onde ele ficou hospedado) e dele falar que achava até engraçado que ele estava “com uma camisa igual a do Dino, da Familia Dinossauro” (que é essa quadriculada vermelha e preta). Nunca tinha visto essa foto até então porque ele deu a foto para um fã-clube ao invés de guardar. Mandei pra ele agora e ele reconheceu! Agora estou em busca do jornal. Que legal encontrar isso!