Em 9 de dezembro de 1984, no Dodger Stadium em Los Angeles, os Jacksons deram seu último show. Após, Shake Your Body, Michael aproveitou a oportunidade para oficializar a separação:
Em 1984, os Jacksons copiaram a estratégia dos Rolling Stones ao produzir um álbum como pretexto para uma turnê. Foi a última turnê que Michael Jackson faria com seus irmãos. Logo após as festividades de 4 de julho, o público americano foi presenteado com o novo concerto dos Jackson. No Arrowhead Stadium em Kansas City, membros do público mais observadores notaram que o show era apenas uma variação do Triumph, a turnê anterior. Os sucessos de Off the Wall foram substituídos pelos sucessos de Thriller, embora Michael se recusasse a cantar a faixa-título por medo de atrair a ira das Testemunhas de Jeová.
A longa turnê Victory continuou ao longo do verão e outono de 1984. Cada aparição pública confirmou Michael como um artista em seu próprio direito, uma estrela com sua família mansamente seguindo seu rastro. Os Jacksons eram agora um grupo apenas nominal, e as questões que dividiam os irmãos só podiam ser resolvidas com a intervenção de vários advogados. Michael contratou o chefe de promoção da Epic, Frank DiLeo, para se tornar seu gerente em abril de 1984. DiLeo era um gênio do marketing que se tornou o braço direito ferrenho do Rei do Pop, ajudando-o a negociar o projeto Victory em seus melhores interesses.
Em 9 de dezembro de 1984, no Dodger Stadium em Los Angeles, os Jacksons deram seu último show. Após, Shake Your Body, Michael aproveitou a oportunidade para oficializar a separação:
“Esta é a nossa turnê de despedida, vocês foram maravilhosos, já se passaram vinte anos e amamos todos vocês!”
Os irmãos pareceram surpresos, mas o show continuou pela última vez. Quando ele deslizou discretamente para fora do palco, o prodígio do pop finalmente estava livre para se dedicar inteiramente a seus próprios projetos.