‘‘Fãs do cantor juntam dinheiro para pagar a viagem e os ingressos’’
Os fãs cariocas de Michael Jackson estão de luto. Também, não é para menos: os shows do astro que seriam feitos no Rio foram desmarcados e deixaram os cariocas a ver navios.
Sendo assim, muitos dos “órfãos” decidiram arrumar as malas e limpar os cofrinhos para vir ver o show em São Paulo. Os fãs terão que viajar 400 quilômetros e gastar muito mais dinheiro. Outros já se resignaram e, decepcionados, vão assisti-lo pela TV.
A estudante de economia Flávia Guerreiro, 20, já comprou os ingressos e vem de avião para São Paulo com sua mãe e seu irmão só para ver o show. “Eu não acho que é um sacrifício muito grande. Ele é um ídolo internacional e a vida não é só estudar.” Sortuda, ela conseguiu o patrocínio dos pais para financiar a empreitada.
Nem todos contam com este tipo de “patrocínio” para ver Michael. A vendedora de loja Mara Silva, 20, vai gastar sua grana para ver o show e não acha que vai ficar caro. “O dinheiro que eu vou usar eu torro fácil fazendo um programa à noite”, diz Mara. Já Cláudia Oiticica, 18, vai ficar sem ver o show porque não pode vir para São Paulo.
Quem ainda é menor de idade não tem a mesma autonomia. Fernanda Coelho, 14, iria ver o show de Michael no Rio, mas não vai poder ir para São Paulo. “Eu não tenho dinheiro”, conta. Ela jura que se precisasse até fugiria de casa só para encontrar o ídolo.
Já Ronaldo Cabral, 18, esnoba os colegas: ele morou nos EUA e assistiu o show que o cantor fez no Canadá. Ele achou a performance maravilhosa: recomenda o espetáculo para os marinheiros de primeira viagem. Ronaldo é fã, mas não é fanático, por isso não vai repetir a dose desta vez. “Se fosse no Rio eu iria, mas como vai ser em São Paulo eu não vou”, diz Ronaldo.
O fato de Michael não tocar no Rio reacende em alguns fãs a velha disputa entre Rio e São Paulo. O fã de carteirinha Ari Farias, 20, não tem dinheiro e acha um absurdo o ídolo não ir ao Rio. “Aqui é a cidade maravilhosa, o cartão postal do Brasil. Ele toca em São Paulo é horrível. Quem conhece São Paulo fora do Brasil?”
Para este carioca apaixonado, a esperança ainda é a última que morre. “Eu tenho certeza de que ele vem ao Rio para passear, vai amar a cidade e vai voltar para fazer outro show, nem que seja de graça”, aposta.
A Prefeitura do Rio também não fica livre das críticas dos fãs. “Eu acho um absurdo a prefeitura não ter bancado o show. Eles ficaram jogando a bola para a produção e não tomaram uma atitude”, diz Márcio Gusmão, 24. Ele acha que o show ia ser bom para a imagem da cidade. Mário não vai assistir ao show em São Paulo porque fica muito caro. “Juntando passagem e os ingressos eu ia gastar mais de CR$10 mil”.
Folha de São Paulo, 11 de outubro de 1993
Ah que vontade de ir em um show dele ,ahhh como gosto dele ,MJ é imortal um ícone…