Gráfico em vídeo mostra a dominação de Michael Jackson entre os artistas mais vendidos do mundo

Um gráfico em vídeo divulgado pelo canal “Data Is Beautiful” no YouTube, mostra quais foram os artistas com mais vendas entre os anos de 1969 e 2019.

A descrição do vídeo, feita por uma pessoa que alega ser estudante do primeiro ano do curso de PhD em estatística, afirma: “Linha do tempo dos artistas mais populares da música de 1969 a 2019, classificada por vendas anuais certificadas de discos. Números mundiais e ajustados para a média mensal dos 12 meses”.

É informado, ainda, que os dados dos últimos anos incluem vendas de singles digitais. “Esses dados agregam várias fontes e podem servir como indicador de popularidade em diferentes mídias, como vendas de álbuns, transmissão de rádio, vendas de cópias digitais e frequência de transmissão online”, diz.

No primeiro ano, em 1969, chama atenção a liderança disparada dos Beatles, com mais de 3 milhões de vendas certificadas, seguidos de Elvis Presley (1,7 milhão) e Simon & Garfunkel (989 mil). A primeira grande mudança no gráfico ocorre em 1972, quando o Led Zeppelin assume o topo. Nos anos seguintes, chama atenção o crescimento de nomes como Pink Floyd, Eagles e Elton John.

A partir da segunda metade da década de 1970, o Queen surge, mas o domínio real é dos Eagles, que chega a ter uma diferença de 3 milhões de vendas certificadas para o segundo colocado (Elvis Presley, em 1977, ano de sua morte). Abba, Bee Gees e Fleetwood Mac também surgem fortes no período.

Logo no início da década de 1980, o Rei do Pop Michael Jackson começou o seu reinado e garantiu o topo, onde ficaria por muito tempo.

Michael permaneceu na lista de 1980 a 1998, o único dos artistas que permaneceu no topo do ranking — de 1980 a 1997, perdendo por pouco tempo a primeira posição em momentos diferentes para Queen, Whitney Houston, Madonna e Celine Dion.

O início do século 21 mostra o crescimento exponencial de Eminem. No rock, o único nome de destaque é o Linkin Park. O gênero some de vez da listagem a partir de 2005, quando o pop ganha força e o hip hop emplaca mais nomes, como Kanye West.

A década de 2010 também é dominada pelo pop e hip hop, mas os números chamam atenção: o consumo de música, no geral, aumentou consideravelmente. É frequente ver mais de um artista ultrapassando a marca dos 4 milhões no mesmo período — o recorde, ao que tudo indica, é de Drake, com 13 milhões em boa parte do ano de 2017.

Veja, abaixo, o gráfico em vídeo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *