HIStory Teaser: Michael Jackson e a controvérsia

Enquanto o teaser do álbum Dangerous tinha sido um comercial enigmático de 30 segundos dirigido por David Lynch, o de HIStory foi um minifilme de 3’57 dirigido por Rupert Wainwright. Ao som da trilha sonora de Outubro Vermelho, Michael Jackson aparece como um imperador fazendo um retorno triunfante saudado por uma multidão de fãs que o adoram em meio a uma forte presença militar.

Filmado parcialmente em Budapeste, Hungria e concluído com efeitos especiais de ponta, este filme promocional teve um orçamento astronômico de US $4 milhões.

Intitulado de HIStory Teaser, o vídeo provocou protestos na mídia quando foi transmitido pela primeira vez na MTV em 22 de maio de 1995. Alguns jornalistas viram nele semelhanças com o filme de propaganda nazista Triunfo da Vontade, dirigido por Leni Riefenstahl em 1935, que narrava o Congresso do Partido Nazista em Nuremberg em 1934.

O Rei do Pop negou qualquer conexão entre os dois em entrevista para a jornalista Diane Sawyer no Primetime Live da ABC em 15 de junho de 1995.

Michael respondeu à controvérsia dizendo que isso era “arte”, e não tinha “nada a ver com políticas ou Comunismo ou Fascismo”. Sua intenção era apenas brincar com a mídia e chamar sua atenção, provocando-a.

Ele conseguiu:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *