Após o encerramento da Bad World Tour em 1989, Michael Jackson embarcou em um novo projeto nos estúdios de gravação. Anunciou-se então o lançamento de sua primeira coletânea de sucessos, intitulada Decade: 1979–1989, com previsão para o Natal daquele ano.O álbum prometia quatro novas músicas, incluindo “Black Or White“, “Heal The World“, “It Doesn’t Really Matter” (primária  de “Who Is It“) e um cover dos Beatles, “Strawberry Fields Forever“.

Apesar da relutância inicial do Rei do Pop em reviver o passado, a empolgação dos executivos da Sony ao ouvirem as primeiras faixas convenceu-o do potencial do projeto. No entanto, em julho de 1989 o lançamento foi adiado.

A primeira versão da compilação “Decade” foi cancelada devido à insatisfação de Michael Jackson com o progresso das músicas. Conhecido por seu rigoroso perfeccionismo, Jackson sentiu que suas composições ainda precisavam ser lapidadas para atingir o padrão de excelência que ele buscava.

Veja como seria a arte  de Decade: 1979–1989. A capa do álbum teria o rosto do MJ em relevo ainda na ‘’Era Bad

Na tracklist original da coletânea “Decade”, dois destaques permanecem inéditos até hoje: a versão primária de “Who Is It”, intitulada “It Doesn’t Really Matter”, e a interpretação de Michael Jackson da música dos Beatles, “Strawberry Fields Forever”.

Billie Jean
Beat It
It Doesn’t Really Matter **
The Girl Is Mine
Rock With You
She’s Out Of My Life
Thriller
Say Say Say
The Way You Make Me Feel
Dirty Diana
Heartbreak Hotel

Black Or White
Bad
Come Together
I Just Can’t Stop Loving You
Heal The World
Don’t Stop ’Til You Get Enough
Smooth Criminal
Strawberry Fields Forever **
Man In The Mirror

Uma nova chance …

Apesar de Michael Jackson passar longas horas no estúdio refinando suas músicas, a gravadora continuava pressionando pelo lançamento do projeto “Decade”. A versão final do álbum, agora intitulada “1980–1990“, estava originalmente agendada para novembro de 1990. No entanto, devido à vasta quantidade de material inédito gravado pelo Rei do Pop, o projeto acabou sendo cancelado.

A gravadora optou então por esperar mais um ano para lançar um novo álbum, que viria a ser “Dangerous”.

As faixas inéditas “I’ll Be There” e “Never Can Say Goodbye” (Versão Adulta), juntamente com “Men in Black”, foram os destaques planejados para a edição de Decade: 1980–1990

O trabalho da capa de 1980-1990 já apresentava semelhanças com os olhos de Michael Jackson no álbum Dangerous:

Don’t Stop ’Til You Get Enough
Rock With You
Off The Wall
She’s Out Of My Life
Can You Feel It
This Place Hotel
Someone In The Dark
Wanna Be Startin’ Somethin’
The Girl Is Mine
Thriller
Beat It
Billie Jean
P.Y.T. (Pretty Young Thing)
Say Say Say
State Of Shock

Bad
The Way You Make Me Feel
Another Part Of Me
Man In The Mirror
I Just Can’t Stop Loving You
Dirty Diana
Smooth Criminal
Leave Me Alone
Come Together
I’ll Be There (Versão Adulta) **
Never Can Say Goodbye (Versão Adulta) **
Men in Black **
Who Is It
Gone Too Soon
Black Or White
Heal The World

A tracklist do álbum “Decade 1980–1990” apresenta uma coleção de sucessos do Rei do Pop, incluindo músicas que posteriormente se tornariam conhecidas no álbum “Dangerous”. No entanto, apesar dos esforços da gravadora para seu lançamento, este álbum nunca viu a luz do dia.

Michael Jackson tinha uma preferência por material inédito em vez de reciclar suas próprias canções em coletâneas. Ele valorizava a originalidade e buscava constantemente novas formas de expressão artística. Por isso, optava por focar em projetos que apresentassem material novo e relevante, em vez de revisitar sucessos anteriores.

2 Comments

  1. Michael Jackson, o menino prodígio, uma alma encantada, aprisionada num corpo terreno, prensado numa Matrix completamente destrutiva, se tornou imortal, deixando rastros sonoros que iluminaram, iluminam e iluminarão o caminho daqueles que um dia conhecerem seu legado musical, artístico e filantrópico.

  2. Michael transcende com suas músicas, atuais até hoje, tinha tanto para contribuir ainda! Ele foi único, como artista, dançarino, cantor, compositor! Ele é completo em tudo, um ser humano maravilhoso, adorável! É pra sentir falta, para sempre! Quem não o ama! Acho que é o cara que mais vendeu, no planeta e está nos livros de recordes até hoje, milhões de fãs pelo mundo, agradou o mundo inteiro….fez turnês pelo mundo, que nunca ninguém fez, tantos shows como ele….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *