Em 10 de agosto de 1979, foi lançado o icônico álbum “Off The Wall“, marcando uma revolução no cenário musical. Considerado uma peça fundamental do Disco-Funk, o álbum recebeu aclamação imediata e continua a inspirar artistas até os dias de hoje.

Por trás desse sucesso, há uma história pouco conhecida que aumenta ainda mais o valor cultural deste trabalho lendário de Michael Jackson.

Na fatídica noite de 12 de julho de 1979, durante o intervalo de um jogo entre o Chicago White Socks e o Detroit Tigers, ocorreu o infame evento conhecido como “Disco Demolition Night“. Sob a liderança do DJ Steve Dahl, milhares de pessoas no estádio Comiskey Park manifestaram seu desdém pela Disco Music, culminando na explosão simbólica de discos de vinil e na interrupção do jogo.

Veja na reportagem da época:

Esse episódio, parte do movimento “Disco Sucks“, marcou o declínio da Disco Music e a ascensão do rock, deixando um cenário desafiador para o lançamento de “Off The Wall”.

Apesar do risco de lançar um álbum no mesmo gênero em meio à aversão pública à Disco, Michael Jackson e sua gravadora decidiram seguir adiante.

O álbum desafiou todas as expectativas, tornando-se um sucesso global sem precedentes. Com quatro singles alcançando o Top 10 da Billboard Hot 100, “Off The Wall” estabeleceu recordes de vendas, tornando-se o álbum mais vendido de um artista negro na história da música, até então.

A ascensão de “Off The Wall” não apenas marcou a emancipação artística de Michael Jackson como um talentoso artista solo, mas também representou uma vitória sobre o movimento que decretou o fim da Disco Music comercialmente.

Ouça a obra prima:

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *