Incríveis fotos de Michael Jackson e seus irmãos pelas lentes de Jim Britt

Em 1972, quando Jim Britt assumiu o cargo de diretor de arte da Motown, ele mal sabia que sua carreira seria marcada para sempre por um encontro com um jovem talento chamado Michael Jackson. A partir daquele momento, Britt se tornou um dos fotógrafos mais próximos da família Jackson, capturando imagens íntimas e reveladoras da trajetória meteórica do Rei do Pop.

“Eu tinha um ótimo relacionamento com Michael desde o início,” conta Britt com nostalgia. “Ele era um bom garoto, cheio de energia e talento. Muitas pessoas tentam pintar uma imagem de uma infância infeliz, mas isso é impossível no mundo em que eu o conheci. Michael era cercado por amor e apoio, e sua paixão pela música era contagiante.”

Ao longo da década de 1970, Britt teve o privilégio de registrar os primeiros passos de Michael na indústria musical. Sua lente capturou a energia contagiante do Jackson 5, a explosão solo de Michael com sucessos como “Ben” e “Billie Jean”, e a evolução artística do jovem que se tornaria um dos maiores ícones da cultura pop.

Em recordação aos cinco anos da morte de Michael Jackson, a Rolling Stone EUA conversou com Britt para desvendar alguns dos cliques mais marcantes que ele fez do Rei do Pop. Em cada fotografia, transparece a conexão única entre o fotógrafo e seu modelo, revelando a essência de um artista em ascensão, com sonhos e ambições que o levariam ao topo do mundo.

As fotos de Britt são mais do que simples registros visuais. Elas são pedaços da história de Michael Jackson, contados através da perspectiva de um amigo e confidente que presenciou de perto a ascensão de um gênio musical. Através de seu olhar sensível, Britt nos convida a revisitar a trajetória de um ícone, relembrando os momentos que moldaram a lenda do Rei do Pop.

O menino e o piano

“Este é o Michael na sala de música da sua família. Foi em uma das cabanas ao redor de sua propriedade em Los Angeles.

Nesta sala, havia bateria, guitarra e teclado. Ele não estava tocando uma música específica, mas dedilhava o teclado no momento do clique. Não planejamos nada, até mesmo as roupas de Michael está usando foram escolhidas por ele.”

Olhando pela janela

‘‘Esta é a casa dos Jacksons em Encino, na Califória. Eles tinham um coreto lá. Eu tirei uma série de fotos os os garotos atrás do vidro desta janela. As imagens form usadas para a capa e encarte do álbum dos Jackson 5 Lookin’ Through the Windows, lançado em 1972. Michael pegou a flor por conta própria. Novamente: ele parecia ser uma criança normal! Eu me lembro dele jogando basquete com seus irmãos, eles faziam muito isso.’’

The Dog is Mine

‘‘Ocasionalmente eu usava uma lente que dava um brilho especial para as fotos. Este é Michael e seu adorado cão. é uma cena simples e bonita. Não tínhamos um conceito. Algumas pessoas me perguntam: ‘bem, qual é o seu conceito neste trabalho?’, eu apenas dou risada. Estava fotografando uma pessoa para capturar o brilho dela. Todas as pessoas têm seu próprio brilho e era isso o que eu estava procurando em Michael.’’

Faça uma pose

“Esta foi tirada em um parque em Beverly Hills por volta de 1973. Michael estava fazendo um movimento de karatê. Eu andava pela rua com um tripé e uma lente de 180 milímetros e com esse equipamento consegui desforcar o plano de fundo. Era um ambiente aberto, que dispunha de grande exposição solar e sombras. Essa fotografia nunca foi usanda para nada.’’

O céu azul

“Esta foi tirada no telhado do meu estúdio. Tivemos que subir uma pequena escada para chegar lá. Foi uma aventura. Eu sabia como era a luz lá em cima e queria esse céu azul. Você pode ver uma árvore lá atrás , mas está fora de foco. Isso foi em 1975. Estávamos fotografando para o álbum dele Forever, Michael.”

Um típico adolescente

“Este é o Pink, um carrinho de cachorro-quente muito famoso em Los Angeles, que ficava a apenas um quarteirão do meu estúdio em La Brea, na Califórnia. Eu o levei lá depois da sessão de fotos no telhado do meu estúdio porque queria clicar o Michael fazendo coisas que um adolescente normal faria.

Na imagem, ele segura uma coca-cola e um sanduíche enquanto fala com a namorada dele da época. Foi um dia em que fizemos coisas que todo jovem faz, como comer um cachorro-quente.”

Estrela brilhante

“Nós fizemos um ensaio em um parque de Beverly Hills Park. Esta foto era também para o álbum Forever, Michael em 1975. Eu escolhi o lugar pensando apenas na luz. na ocasião, estava usando um filtro estrela na câmera, que resultou no brilho que pode ser visto na imagem. Não tive nenhum assistente naquela época. Éramos apenas eu, Michael e o motorista da família. Foi muito simples.”

Voltando pra casa

“Este é mais um clique na casa da família Jackson em Encino. Na verdade, acabou sendo a contra-capa do álbum de Ben. A casa deles era bem simples, não tinha nenhum tipo de ostentação. Era apenas o lar de uma família formada por pessoas que estavam ganhando um monte de dinheiro. Não havia nada que pudesse deixar alguém boquiaberto.’’

O pequeno fã de Chaplin

‘‘Esta é a sala de desenho na casa da família Jackson. Estava cheia de pinturas e esculturas feitas por Michael. Tivemos uma conversa agradável enquanto ele me mostrava as coisas dele. O desenho na foto é de Charlie Chaplin. Ele era um grande fã de Chaplin e gostava de usar roupas parecidas com as do astro o tempo tempo.”

Michael Jackson em primeiro plano

“Eu estava colocando uma lente grande-angular na minha câmera quando tirei essa foto. Isto fez com que a câmera ficasse enorme. Então, Michael veio e me perguntou: ‘o que esta lente faz?’.

Eu expliquei o que é uma grande-angular. Eu estava de joelhos para mudar o equipamento e isso fez com que ficássemos na mesma altura na hora do clique.’’

O primeiro moonwalk

‘‘Estávamos em um parque em Beverly Hills que tinha esta lagoa em quatro seções. Havia uma pequena parede dividindo duas destas seções e Michael caminhou até lá. Então, ele começou a dançar. Este é realmente um dos precursores do moonwalk’’.

Irmãos reunidos

‘‘Minhas sessões de fotos com Michael geralmente começavam com todos os seus irmãos, e então eu fotografava com Michael e Jermaine separadamente porque eles fazeram álbuns solo. Eu normalmente fotografava as capas dos álbuns em cores e depois as fotos publicitárias em preto e branco. Não sei por que estão todos nessa foto. Eu provavelmente disse para olhar para cima porque a luz era melhor.”

Wanna Be Ridin’ Somethin’

“Eu estava na casa da família Jackson e vi Michael andando de bicicleta. Eu disse, ‘ei, vamos fazer algumas fotos assim.’ Essa também foi para o encarte de Ben. Eu nunca mais vi o Michael depois de 1975. Fiquei realmente surpreso com o fato do olhar dele ter mudado tanto ao longo dos anos. Quando Off the Wall foi lançado, Michael ainda se parecia com o jovem que conheci. Mas a maneira como os olhos dele mudaram depois disso me deixou realmente espantando, uma grande surpresa.”

5 Comments

  1. Concordo plenamente com a Helia! O melhor que já existiu e sempre será o mais amado por todos nós que somos fans fiéis. Michael Jackson forever!!!

  2. Michael Jackson FOREVER ❤️
    Fui contemporânea dele, então o conheci desde criança. Tive esse privilégio de acompanhá-lo desde os JACKSON FIVE!
    Michael Jackson será para sempre MICHAEL JACKSON!
    Com certeza, não haverá outro parecido!!
    Michael Jackson FOREVER in my heart ❤️

  3. Nossa Michel você será sempre lembrado em todas gerações você e foi e sempre será será o rei do pop um dos melhores talentos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *