Michael Jackson vs. The Beatles | MJ Beats
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Michael Jackson vs. The Beatles

Michael Jackson vs. The Beatles

A significância artística e cultural de Jackson em relação aos Beatles

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Michael Jackson vs. The Beatles

A significância artística e cultural de Jackson em relação aos Beatles

‘‘Enquanto a significância artística e cultural de Jackson em relação aos Beatles, e outras lendas da música, continuam a ser debatidas, um fato não pode ser negado: o alcance global de Michael Jackson é maior. Devido, em parte, à globalização e à tecnologia, a imagem, música e estilo dele, rapidamente, se espalharam pelo mundo. O álbum Thriller ressoou em países tão diversos quanto o Japão (onde ele ficou nos charts por sessenta e cinco semanas), África do Sul (onde se tornou o mais vendido do país, racialmente segregado, e na União Soviética (onde foi oficialmente banido, mas continuou a ser “trocado e valorizado”, em forma de cassetes clandestinos). A amplitude absolutamente transcendental do apelo de Jackson parece estar escrita em cada batida e melodia de Thriller. “O pulso da América e grande parte do resto do mundo move irregularmente”, observou Jay Cocks, do Times, em 1984, “batendo no ritmo das resistentes bases de ‘Billie Jean’, da área asfáltica de ‘Beat It’, o supremamente frio calafrio de ‘Thriller’”.

Na verdade, o fenômeno de Thriller não é apenas sobre as vendas musicais de Jackson, é toda uma cultural rede de imagens, sons e eventos, que se tronou indelével na vida dos anos oitenta: A clássica performance no Motawn 25”, que capturou a imaginação de uma geração; os inovadores vídeos musicais que revolucionaram o que era, então, uma insipiente forma de arte (e rede de TV); o acidente de queimadura, enquanto filmava um comercial da Pepsi, invocou tal generalizada preocupação, que o presidente dos Estados Unidos escreveu a ele um cartão desejando melhoras. O uso de singulares marcas registradas: a luva única, o fedora, a jaqueta de couro vermelha, as calças pretas e meias brancas; os chutes, os giros, levantar na ponta dos pés; o moonwalk; as danças coreografadas; os óculos escuros de aviador . No início dos anos oitenta, onde quer que se olhasse, a presença de Jackson parecia ser encontrada em comerciais, vídeos, revistas, pôsteres, camisetas ou, até mesmo, em réplicas de brinquedo.’’

Joseph Vogel, escritor