O Pelourinho, popularmente chamado de Pelô, é a ladeira famosa, escolhida por Michael Jackson para gravar o clipe da música They Don’t Care About Us com participação do Olodum e dos moradores da região.
Num sábado de 1996, o Pelourinho parou. As ruas foram fechadas e o policiamento reforçado para a gravação do videoclipe They Don’t Care About Us, de Michael Jackson — um dos maiores astros da música. “Foi um dia atípico, uma loucura. Cheguei a vê-lo”, lembra o morador e artista plástico Carlos Simões, 58 anos.
Uma multidão, no dia da gravação, tomou o bairro e os seus arredores. O cantor não chegou a visitar muitos lugares, mas um, especialmente, tornou-se emblemático. A sacada do casarão defronte ao Largo do Pelourinho, onde o artista aparece no produto audiovisual. Depois disso, a associação entre aquela casa e Michael Jackson somente se intensificou com os seus usos, com a relação dos fãs e com o passar dos anos.
A estudante Jéssica de Assis, 14 anos, vai, em média, três vezes por semana no local. “Meu pai me apresentou Michael quando tinha 4 anos e virei fã. Já pensei em morar aqui no futuro, mas a minha relação com o Pelourinho só existe por causa dele. Até do Olodum só gosto por causa de Michael. Quando venho aqui, às vezes fico triste, porque ele morreu, e feliz por estar onde ele passou”.
O locatário do espaço, Carlos Alberto, teve então a ideia de complementar a receita cobrando o que chama de “valor simbólico”. É possível também comprar um objeto do mesmo preço e conseguir o livre acesso ao avarandado.
por Daniel Oliveira