Michael Jackson: o projeto XSCAPE, 2014

Depois de publicar o magnifíco box do 25º aniversário de Bad em 2012 e produzir dois shows com o Cirque du Soleil — The Immortal e One — o Espólio de Michael decidiu lançar uma segunda compilação composta por novas canções.

Xscape surgiu depois que os executores do Espólio se encontraram com LA Reid, então CEO da Epic Records, que queria participar do novo empreendimento. Reid pediu a John Branca, o advogado responsável pelos bens de Michael, que classificasse todas as músicas que estavam trancadas no cofre.

Havia uma regra: escolher apenas as músicas que Michael cantou do início ao fim, um verdadeiro sinal de que ele estava pensando seriamente em finalizá-las e divulgá-las ao público. Foi assim que o ex-produtor descobriu novas canções que foram compostas ao longo de muitos anos. Alguns delAs quase chegaram aos álbuns de Michael.

O plano era encontrar oito canções que vários produtores — incluindo Timbaland, Stargate e Rodney Jerkins — pudessem remixar e atualizar. Além disso, o Espólio e LA Reid decidiram que a versão deluxe de Xscape incluiria a versão original de cada música. Essa abordagem pacificou a maior parte do público-alvo e reparou parcialmente os danos causados ​​por Michael em 2010.

O golpe de gênio de LA Reid foi combinar a música de Michael e Justin Timberlake. O ex-cantor do NSYNC sempre admirou abertamente o Rei do Pop, e esta colaboração virtual em Love Never Felt So Good se tornou uma homenagem perfeita. O público em geral acolheu de braços abertos.

Xscape foi lançado em 13 de maio de 2014. Das oito músicas do álbum, seis já eram conhecidas dos maiores fãs de Michael. Desde que o mercado de música pirata dominou a internet, canções como Love Never Felt So Good, Xscape e Blue Gangsta vazaram regularmente do início dos anos 2000 em diante. Durante sua vida, Michael nunca condenou essa distribuição ilegal, nem processou ninguém sobre o assunto. Enquanto o Xscape, estreou em #1 com vendas de 365.000 cópias em todo o mundo (estima-se 4,3 milhões de cópias desde o lançamento). Nos EUA, o álbum saiu vendendo 157.000 cópias seguido pelo single líder, Love Never Felt So Good em dueto com Timberlake.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *