Michael Jackson e uma lição de marketing

Michael Jackson na Conferência da Pepsi em 1992

Ao longo dos anos, o Rei do Pop protagonizou diferentes anúncios. A parceria mais lembrada ainda é com a Pepsi que, rendeu vários comerciais, inclusive, um grave acidente.

Alpha-Bits

Ainda nos anos 1970 o artista protagonizou ao lado dos irmãos Jackson Five uma série de comerciais para a marca de cerais Alpha-Bits.

Honda

Por conta da crise do petróleo nos Estados Unidos, em 1973, as pessoas buscavam veículos mais compactos. A montadora Honda viu, então, uma possibilidade de fortalecer sua marca e seus modelos de motos e triciclos presenteando os irmãos mais populares do showbizz com alguns de seus produtos. À época, Jackson e os irmãos foram fotografados com suas Z50, as tradicionais “Honda Monkey”.

Suzuki

Seu gosto por motos, que vinha desde os anos 1970, culminou com a campanha publicitária para a Suzuki CL50, em 1982. Com o conceito “O amor é minha mensagem”. O target das motos eram as mulheres.

Nos anos 1980, os Estados Unidos viviam a guerra dos comerciais de refrigerantes e, Coca-Cola e Pepsi disputavam em vendas e em criatividade. Após lançar Thriller, o artista fechou um acordo de US$ 5 milhões com a PepsiCo, o contrato também previa a aparição dos irmãos nas peças publicitárias. À época, BBDO Worldwide tinha a conta da marca.

No lançamento da campanha “New Generation”, o artista aparece com seus irmãos cantando um trecho modificado do sucesso “Billie Jean” e interagindo com garotos nas ruas. Um deles inclusive, Alfonso Ribeiro, ficou famoso anos depois ao estrelar Carlton Banks no seriado The Fresh Prince of Bel Air, ao lado de Will Smith.

Durante décadas, a BBDO e a Pepsi colaboraram em algumas das campanhas mais populares e bem-sucedidas da marca. Os anúncios criados pela agência, parte do Grupo Omnicom, ajudaram a transformar o refrigerante uma referência.

A parceria entre o Rei do Pop e a marca encerrou em 1993.

Em 2012, no entanto, a PepsiCo e o Espólio fecharam um acordo para colocar a imagem do MJ em cerca de um bilhão de latas do refrigerante na campanha global “Live For Now”.

La Gear

No fim da década de 1980, a marca de calçados La Gear fechou um contrato com Michael Jackson para lançar tênis e camisetas em parceria. O artista ainda seria pago para usar os calçados em seus clipes e durante a turnê do novo álbum.

Moonwalker

Em 1988, Jackson estreou “Moonwalker”, um filme baseado no disco Bad. Lançado no Japão, o longa foi um fracasso em bilheteria. No entanto, a Sega, desenvolvedora de vídeo-games, procurou o artista para a realização de um jogo inspirado no filme, tendo o artista como avatar. No filme de promoção de “Moonwalker”, as imagens do jogo e do artista se mesclavam.

SoBe Life Water

Em 2008, a Pepsi-Cola lançou uma nova bebida chamada SoBe Life Water com um spot publicitário espaço mais caro da televisão mundial, o Super Bowl . O anúncio foi criado em conjunto com o lançamento do álbum que celebrou os 25 anos de Thriller com tema-slogan “Thrillicious”.

Nessa época, Michael encontrou-se com o time criativo Arnell Group no Palms Studio, para lhes mostrar como os lagartos animados SoBe deveriam imitar os seus movimentos.

O anúncio apresenta Naomi Campbell e alguns lagartos dançando ao som do sucesso de Michael Jackson:

por Marina Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *