Joe Pytka: o diretor favorito do Michael Jackson

Em 1983, Michael Jackson trabalhou em vários projetos com o diretor de cinema ítalo-americano Bob Giraldi, que já havia produzido e dirigido vídeos para Beat It e Say Say Say. Mas as coisas mudaram em 27 de janeiro de 1984: o diretor permaneceu impotente enquanto um infeliz acidente de filmagem se desenrolou bem diante de seus olhos no set de um comercial da Pepsi.

Embora Michael tenha sobrevivido ao evento, seu relacionamento com Giraldi, não. Michael queria um novo diretor para os primeiros vídeos de Bad, alguém moderno e atento às preferências do público. Ele se apaixonou pelo estilo de Joe Pytka, especialmente depois de assistir ao anúncio oficial da campanha para a corrida presidencial de Ronald Reagan em 1984.

A partir de 1987, Joe Pytka tornava regularmente as ideias originais de Michael em realidade enquanto ainda desenvolvia anúncios para a Pepsi, que patrocinava as turnês Bad e Dangerous.

Seu estilo era facilmente reconhecível: ele realçava cada foto com técnicas de iluminação e filtragem que infundiam em suas imagens um senso de magia. Isso era ideal para as grandes telas de TV de tubo da década de 1980. Pytka cativou o público com cenas simples, e suas habilidades de edição, rápidas e em sintonia com os ritmos musicais que ele usava, eram uma combinação perfeita para a imagem enigmática de Michael Jackson.

Durante os anos de Bad, Pytka dirigiu os vídeos de The Way You Make Me Feel e Dirty Diana. Ele também dirigiu The Chase, um conceito desenvolvido por Michael e seu empresário, Frank DiLeo.

Em 1992, Joe e Michael homens se uniram novamente para criar dois novos comerciais da Pepsi. O primeiro, chamado Dreams, viu Michael ganhar vida na capa de Dangerous.

O segundo, I’ll Be There, descreveu um encontro imaginário entre um Michael adulto e seu eu adolescente. Os efeitos especiais permitiram que MJs adultos e adolescentes executassem uma versão com voz de piano da famosa canção dos Jackson Five ao mesmo tempo. O comercial foi transmitido durante o intervalo do Super Bowl de 1993 — um slot de TV que Pytka sempre reivindicou, já que seus comerciais recebiam um lugar de destaque cada vez que o grande evento era transmitido pela televisão.


Pytka também ajudou a desenvolver a imagem do segundo MJ mais famoso dos Estados Unidos: Michael Jordan. Além dos muitos comerciais de seus famosos tênis Air Jordan, Jordan e Jackson se uniram em Space Jam, um filme que resumia as habilidades de Pytka. No entanto, Pytka saiu do radar depois disso e parou de trabalhar com Michael Jackson, que a partir de meados da década de 1990 estava fazendo vídeos com outros artistas.

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