Entre os dias, 19 e 20 de setembro de 1993, a sensacional “Dangerous World Tour” de Michael Jackson reuniu 180.000 pessoas no Parque Yarkon em Tel Aviv, Israel. O evento foi HIStórico, porém semanas antes nem tudo correu como planejado…
Originalmente, os dois concertos estavam agendados para sábado, dia 18, e domingo, 19 de setembro, às 20h mas quando datas e hora foram anunciadas o Representante Rabínico argumentou que violaria as leis do sábado judaico.
Existem inúmeras regras religiosas a respeito do sábado, e observadas pelos judeus ortodoxos todas as semanas, desde o pôr do sol de sexta-feira até o dia seguinte. Dentre eles, é proibida a utilização de qualquer tipo de transporte motorizado, como automóveis, táxis, ônibus e trens. Até os aviões permanecem no solo durante as horas sabáticas.
Marcel Avram, o organizador e promotor do show tentou chegar a um acordo mudando o concerto para quinta ou sexta-feira mas também era impossível já que o Ano Novo Judaico seria celebrado naqueles dias.
O que fazer então?
“Sem mais delongas, decidi adiar o show para a segunda-feira”, recordou Avram. “Era a única solução plausível.’’
As palavras um tanto provocativas de Avram não levam em consideração o fato de que 19 de setembro, o dia em que o primeiro concerto em Tel Aviv realmente aconteceu, foi domingo.
Acompanhe a apresentação de Wanna Be Startin’ Somethin’