O curta Scream transporta Michael Jackson e Janet Jackson para o espaço sideral. Ambos estão fugindo da pressão da mídia na Terra, mas permanecem conectados com sua cultura por meio de uma seleção de obras de arte a bordo de sua espaçonave, incluindo pinturas, esculturas, videogames e filmes de animações japonesas. No espaço, eles têm liberdade para desfrutar de seus hobbies preferidos na academia e na galeria virtual. Eles até redescobrem uma certa paz de espírito em uma zona especial de meditação.
Sete palcos foram erguidos no hangar número 24 no Universal Studios para os vários cenários que foram usados para gravar o vídeo.
A expedição interestelar foi dirigida pelo renomado diretor Mark Romanek, que aqui conta com suas precisas e sofisticadas técnicas fotográficas. Anteriormente, ele havia dirigido Free Your Mind do grupo En Vogue e Are You Gonna Go My Way de Lenny Kravitz, e mais tarde dirigiu Got ‘till It’s Gone da Janet.
Scream é considerado o curta-metragem mais caro da história dos videoclipes (US $7 milhões). O diretor era fã de Jackson e estava muito nervoso por conhecer seu ídolo.
Ele relembra suas conversas com Michael Jackson no set:
“Eu me lembro de conversar com Michael entre as filmagens de Scream. Ele era um cara legal e fácil de conversar. Ele realmente foca sua atenção em você. Conversamos sobre nossos filmes favoritos. Fiquei impressionado com seu conhecimento do cinema estrangeiro. Quando chegou a hora de atuar para as câmeras, a transformação desse cara relativamente normal em algum tipo de super-ser divinamente possuído foi realmente espantosa, metafísica — difícil de compreender totalmente. A chance de experimentar o fenômeno de seu dom a apenas alguns metros de distância me deu calafrios. Foi o prazer de uma vida.”
Michael e Janet chegaram ao set com seus respectivos coreógrafos, Travis Payne e LaVelle Smith para o Rei do Pop, e Sean Cheesman e Tina Landon para sua irmã. Cada artista observou cuidadosamente o outro, executando peças coreografadas com precisão, com o objetivo de criar exatamente o tipo de vídeo de alta qualidade que todos esperariam de dois artistas no topo de seu jogo. O mundo esperou impacientemente o resultado.
A viagem espacial com Michael Jackson e Janet Jackson dirigido por Mark Romanek recebeu o Grammy de melhor videoclipe de 1996 (versão curta), e o curta-metragem ganhou três MTV Video Music Awards de melhor videoclipe de dança, melhor coreografia e melhor direção de arte: