Após o megassucesso de Off The Wall, Michael Jackson grava álbum com seus irmãos e prepara o caminho para ‘‘Thriller’’
No final de junho de 1979, logo depois da mixagem final de Off The Wall e o término da primeira etapa da Destiny Tour, Michael Jackson voltou direto para o estúdio com seus irmãos para gravar o próximo álbum do grupo, Triumph.
Não havia tempo para descanso. Off the Wall foi lançado em 10 de agosto, chegando ao terceiro lugar na parada de álbuns da Billboard e cinco no Reino Unido. No final do mês, Michael fez 21 anos e tomou a difícil decisão de não renovar o contrato com seu pai como um de seus gerentes.
Michael disse que a decisão foi tomada por motivos pessoais e criativos. “Eu simplesmente não gostava da maneira como certas coisas estavam sendo tratadas”, disse ele. “Eu estava começando a sentir que estava trabalhando para ele em vez de ele trabalhar para mim. E no lado criativo, somos duas mentes completamente diferentes”.
No início de 1980, Michael deu mais um passo em direção à independência criativa ao escolher e contratar seu próprio advogado. Um dos entrevistados para o cargo foi John Branca, um nova-iorquino com formação em direito tributário corporativo. Branca disse que Michael compareceu à reunião com seu contador, que falou mais. “Na reunião, ele estava tentando ler e reunir todas as informações que podia”, lembra Branca. “Por trás dos óculos escuros, ele estudou toda a conversa. Michael tinha objetivos definidos. Ele queria que todos os seus negócios fossem revisados, incluindo o contrato com a gravadora. E com o sucesso de Off the Wall ele queria um novo contrato. ”
Branca negociou um novo contrato de gravação com a CBS Records, que deu a Michael a maior taxa de royalties no negócio na época, com 37%. Branca também tinha um acordo com a CBS de que Michael poderia deixar os Jacksons a qualquer momento, sem que isso afetasse a posição de seus irmãos com a gravadora.
As canções que Michael escreveu com os Jacksons, assim como as três faixas escritas por ele mesmo em Off the Wall, fariam parte de editoras musicais que Michael criou e possuía com seus irmãos, Peacock e Miran Publishing. Com a orientação de Branca, ele criou sua própria editora, Mijac Music, que incluiria suas futuras composições, mas não canções escritas por outros, como Rod Temperton. A empresa é responsável por arrecadar royalties e licenciar sua música. Uma empresa de gestão e produção musical, MJJ Productions, também foi criada.
Em fevereiro de 1980, Michael foi indicado a dois prêmios Grammy por ‘Don’t Stop’ Til You Get Enough’. Embora tenha ganhado o prêmio de Melhor Performance Vocal de R&B e tenha se tornado o primeiro artista solo a ter quatro singles do mesmo álbum no top 10 da Billboard 100, Michael se sentiu ignorado por seus colegas e magoado porque Off the Wall recebeu apenas duas indicações. Sua decepção serviria apenas de motivação para o futuro.
“Fiquei desapontado, então eu disse a mim mesmo: Espere até o próximo — eles não poderão ignorar o próximo álbum.’’
Apesar da frustração de Michael com o Grammy, Off the Wall viria a vender dez milhões de cópias em três anos, tornando-se o álbum mais vendido de todos os tempos por um artista negro (até então). Mais importante ainda, o álbum mostrou ao mundo que Michael não estava prestes a seguir o mesmo caminho que tantas estrelas infantis antes dele; a música criada com seus irmãos foi apenas o início de uma grande aventura. Até o momento, estima-se que mais de 32 milhões de cópias de Off the Wall foram vendidas em todo o mundo.
‘Don’t Stop’ Til You Get Enough’ foi o tema do primeiro videoclipe solo de Michael (chamado de ‘promos’ na era pré-MTV), seguido por ‘Rock With You’ e ‘She’s Out Of My Life’. Os dois últimos foram filmados no mesmo dia em um palco de Los Angeles e dirigidos pelo inglês Bruce Gowers, o homem por trás do vídeo “Bohemian Rhapsody” do Queen de 1975.
Gowers estima que fazer o vídeo ‘Rock With You’ custou apenas US $ 3.000. ‘‘Acho que tudo o que podíamos pagar [pelo vídeo de ‘Rock With You’] era o laser. Se você olhar para ele, não há nada lá além de um laser e Michael Jackson. ” Todos os três vídeos parecem básicos em comparação com o que Michael criaria apenas três anos depois.
Embora o lançamento de Off the Wall tenha sido claramente um momento decisivo para Michael, ele também descreveu como um dos períodos mais difíceis de sua vida até aquela data.
Todos os seus irmãos, incluindo o jovem Randy, deixaram a casa da família e Michael lutou para se adaptar. “Mesmo em casa estou sozinho”, admitiu em 1981. “Fico no meu quarto e às vezes choro. É tão difícil fazer amigos e há algumas coisas sobre as quais você não pode falar com seus pais ou família. Às vezes, ando pela vizinhança à noite apenas na esperança de encontrar alguém com quem conversar. Mas acabo voltando para casa.”
Ao longo de sua vida adulta, Michael se descreveria como uma das pessoas mais solitárias do planeta.
Apesar de Off the Wall ter sido um sucesso instantâneo, Michael ainda lidava com suas ambições da carreira solo e com o trabalho com os Jacksons. “Este tem sido o maior problema para mim, tentar trabalhar com o grupo e fazer coisas solo também”, Michael admitiu na época.
Os irmãos finalizaram a gravação do álbum Triumph em junho de 1980, um ano após o início da gravação. Parte da razão para o atraso foi a turnê que ainda estava em andamento e acabou terminando em Los Angeles em setembro de 1980.
Triumph inclui os sucessos como ‘This Place Hotel’, escrita apenas por Michael, ‘Can You Feel It’, escrita com o irmão mais velho Jackie, e ‘Lovely One’, escrita com Randy.
Com confiança em alta, Michael decidiu ligar para Paul McCartney sobre uma colaboração, pois ele queria retribuir McCartney por contribuir com ‘Girlfriend’ para Off the Wall. Inicialmente, McCartney pensou que seria fã estava do outro lado da linha. Depois de perceber que era Michael, a dupla combinou de se encontrar escrever algumas canções. “Por que não?”, disse McCartney.
A ex-gravadora de Michael, Motown, lançou um álbum de grandes sucessos em março de 1981, que inclui seis faixas de seu disco solo de 1975, Forever, Michael, com quatro canções de Jackson 5. A Motown mais tarde admitiu que só lançou o álbum devido ao interesse comercial gerado pelas vendas de Off the Wall. O lançamento foi significativo porque o álbum continha o primeiro hit solo de Michael no Reino Unido, ‘One Day in Your Life’.
Dois meses depois, Michael voou para Londres para trabalhar na música com McCartney. Depois de se conhecerem no escritório do ex-Beatle, os dois imediatamente começaram a trabalhar. McCartney começou a tocar guitarra e logo eles tinham a base de uma música que se tornaria ‘Say Say Say’. Michael então voltou para seu quarto de hotel e escreveu a maioria das letras, antes de apresentá-las a McCartney no dia seguinte.
A gravação começou durante o resto da estadia de Michael em Londres.
McCartney também tocou para Michael uma música no piano que ele ainda não havia completado, chamada ‘The Man’, e Michael novamente completou a letra. Como a maior parte do álbum Tug of War de McCartney, de 1982, já estava concluída nesta fase, ele optou por manter as músicas para seu próximo álbum. Isso também deu ao par tempo para fazer o ajuste fino das faixas posteriormente.
por Mike Smallcombe
Maravilhoso