Discos Fundamentais: Michael Jackson — Off the Wall (1979)

As 84 semanas consecutivas em que esteve nos charts nos Estados Unidos fizeram de Off the Wall o álbum de black music mais vendido da história, até que a marca fosse quebrada pelo próprio Michael Jackson no início dos anos oitenta com seu próximo trabalho, Thriller, de 1982

Off the Wall é o primeiro álbum gravado por Michael Jackson em idade adulta. Lançado pela Epic em 12 de agosto de 1979, é o primogênito dos três discos produzidos pelo astro em parceria com o maestro Quincy Jones. Na época, a mistura de rhythm and blues e disco music ouvida no álbum causou furor entre o público e a imprensa especializada. Cinco das dez faixas do LP foram lançadas como compacto, sendo que duas chegaram ao topo das paradas: “Don’t Stop ‘Till You Get Enough” e “Rock With You”.

As 84 semanas consecutivas em que esteve nos charts nos Estados Unidos fizeram de Off the Wall o álbum de black music mais vendido da história, até que a marca fosse quebrada pelo próprio Michael Jackson no início dos anos oitenta com seu próximo trabalho, Thriller, de 1982. Em 2001 Off the Wall o álbum já havia sido adquirido por aproximadamente dezenove milhões de pessoas em todo o mundo.

Divergindo dos álbuns que havia gravado até então pela Motown, em Off the Wall Michael abandonou os temas infantis e passou a cantar histórias comuns a jovens como ele, que estava na época com 21 anos. Nas dez faixas do trabalho o astro canta sobre solidariedade, auto-estima, trabalho e relacionamentos, sempre abusando dos falsetes vocais, com timbres moderados e muita sensualidade — artifícios pouco explorados nas gravações anteriores do cantor.

No LP, Michael ainda estreia como compositor e produtor, assinando três faixas. Uma delas, “Don’t Stop ‘Till You Get Enough”, lançada como compacto em 1979, lhe renderia o primeiro Grammy da carreira, de Desempenho Vocal R&B Masculino, um ano depois. O álbum inclui ainda canções de Paul McCartney (“Girlfriend”), Stevie Wonder (“I Can’t Help It”) e Rod Temperton (“Rock With You”). Na faixa “It’s the Falling in Love”, Jackson divide os vocais com Patti Austin.

Foram filmados videoclipes para a divulgação dos compactos “Don’t Stop ‘Till You Get Enough”, “Rock With You” e “She’s Out of My Life”. O conceito das peças era pouco ousado, nada comparável ao que o astro produziria na década de oitenta. Ainda assim, contribuíram para o sucesso das faixas.

Quando a balada “She’s Out of My Life” foi lançada como compacto, em abril de 1980, pouco depois do sucesso da faixa-título do álbum, Jackson se tornou o primeiro cantor a colocar quatro músicas de um mesmo disco entre as dez mais tocadas, tanto no Reino Unido quanto nos Estados Unidos.

por Ricardo Seelig

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *