No início da década de 1990, com o advento do grunge rock e do new jack swing, o mercado fonográfico norte-americano enfrentava uma crise de identidade. Começando na primavera e continuando até o Natal de 1991 em particular, provou ser um ano definitivo na música.

Tivemos o lançamento de álbuns como Out of Time do R.E.M e Use Your Illusion I e II dos Guns N ’Roses; do cenário grunge de Seattle vieram Nevermind do Nirvana e Ten do Pearl Jam. Como se não bastasse, Achtung Baby do U2 e o magnum opus de Michael Jackson, Dangerous, chegaram às lojas bem a tempo para o Dia de Ação de Graças. O último álbum em particular viria a vender surpreendentes 40 milhões de cópias em todo o mundo e continua sendo um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos.

Adornando a capa do álbum está uma pintura magistral e fascinante com acenos enigmáticos e alusões à história da arte tecida por toda parte.

O criador da capa é o artista surrealista Mark Ryden. Demorou mais de seis meses para concluí-la. Muito da vida de Michael Jackson se reflete nela, tanto em imagens quanto em simbolismo.

Ryden nasceu em 20 de janeiro de 1963 em Medford, Oregon. Em 1987, ele se formou na Escola de Desing de Pasadena e teve uma carreira prodigio na arte surrealista. Muitos de seus clientes famosos incluem Stephen King, Leonardo DiCaprio, Robert DeNiro e entre outros.

Michael estava particularmente interessado em Ryden por causa de seu fascínio por pôsteres circenses do início do século 20.

Como Ryden relembra, “Michael pediu coisas muito específicas e eu fiz minhas próprias analogias para dar lugar a esses símbolos. Ele me disse que o design deveria ser misterioso para que as pessoas o interpretassem de sua própria maneira.”

Ryden compartilha suas ideias sobre a criação da capa do álbum Dangerous abaixo, em uma entrevista conduzida anos após o lançamento do último álbum.

Acompanhe:

Criando Dangerous: por Mark Ryden

Como foi esse processo de criação da capa do álbum Dangerous? Você conheceu Michael antes deste trabalho?

‘‘Eu já havia trabalhado com a diretora de arte Nancy Donald na Sony Music em muitos outros projetos e quando eles encomendaram o projeto de Michael Jackson, ela pensou em mim. Eles mostraram a Michael uma pasta com meus trabalhos e ele gostou muito deles. Então eu o conheci em seu estúdio, onde pude ouvir algumas de suas novas músicas e conversamos sobre a ideia. Depois disso, tive cerca de uma semana para apresentar algumas ideias. Fiz cinco desenhos a lápis e mostrei para ele. Apenas um foi escolhido.’’

Então, havia cinco esboços originais para Dangerous? Você pode nos contar um pouco sobre os outros?

‘‘Todos eles tinham o mesmo estilo. Um dos conceitos era mais como um pôster de circo com um esqueleto pulando das entranhas de um palhaço. Outro esboço era mais focado em uma criança dentro de uma mão segurando uma caveira que aparece na versão final. Outra ideia era semelhante à escolha final, exceto que toda a cena era diurna, ao ar livre, e os olhos de Michael flutuava nas nuvens com Bubbles em uma pilha de animais.’’

Você se considera um fã de Michael Jackson? Você gosta da música dele?

Sim, certamente gosto de sua música. O disco que mais gosto é “Bad”. O vídeo de “Leave Me Alone” me deixou louco na primeira vez que vi. Isso me inspirou muito.

Existem muitas semelhanças visuais entre o vídeo de “Leave Me Alone” e a capa de Dangerous. Então o vídeo influenciou você para criar a capa de Dangerous?

‘‘Sim definitivamente.’’

Dangerous é, sem dúvida, uma das artes de álbum mais impressionantes. Quanto tempo você levou para concluir o projeto, do início ao fim?

‘‘Foi de longe meu trabalho mais ambicioso. O original era muito grande (para mim), três metros quadrados. Levei meses para terminar o projeto incluindo esboços e tudo.’’

O álbum estava completo antes de você terminar a capa ou você trabalhava na capa enquanto Michael ainda gravava?

‘‘Michael estava trabalhando no álbum enquanto eu pintava. Eu pude ouvir parte do álbum em seus estágios iniciais e eles me deram muitos dos títulos das músicas.’’

Alguns dos títulos das músicas estão representados no desenho?

‘‘Se você olhar bem, poderá encontrá-los.’’

Se o álbum não estava completo quando você começou a trabalhar, você pelo menos tinha o nome do álbum e, se o tivesse, o nome inspirou seu trabalho?

‘‘Sim, o nome foi uma das primeiras coisas a serem decididas. Ele forneceu o ponto de partida para o conceito.’’

Se você tivesse que dar um nome a essa pintura, como você a chamaria?

‘‘Hmm … eu teria que pensar sobre isso. Normalmente, passo muito tempo pensando nos títulos de minhas pinturas.’’

Há algo neste projeto que não foi desenhado à mão? Em outras palavras, gerado usando um computador?

‘‘Sem computadores. Apenas uma boa pintura de estilo antigo. E muitos, muitos dias pintando.’’

Michael teve alguma participação no design da capa de Dangerous? E se sim, o que ele fez?

‘‘Michael foi aberto o suficiente para me deixar trabalhar. Ele fez alguns acréscimos específicos à pintura, uma vez que foi concluída’’

Interessante. Você pode nos contar o que ele acrescentou?

‘‘Ele queria que seu amigo Macaulay Culkin estivesse em um dos carros do trem-fantasma. Ele queria colocar o alfinete “1998” no terno de P. T. Barnum. O menino que é meio preto e meio branco era algo que Michael também queria acrescentar. Existem outras coisas também.’’

Você pode nos dizer o significado da pintura e seus vários simbolismos? Por exemplo: Quem é o homem de terno e por que ele tem o distintivo “1998”? O que o “parque de diversões” representa? Quem é o homenzinho de terno colorido e por que ele tem um 7 no chapéu? Quem é representado pelo busto de um menino meio negro e meio branco, e o que isso significa? E os animais? Por que há um cachorro e um pássaro descritos como um rei e uma rainha? O que o “Nascimento de Vênus” representa nesta pintura?

‘‘Bem, essas são perguntas para as quais tenho certeza de que você está ansioso para saber as respostas. Eu acredito que se uma pintura se explica, ela perde algo para quem a observa. Gosto da sensação de mistério e simbolismo e não quero que se percam. É uma parte importante da imagem para mim. Estou mais interessado como as outras pessoas interpretam por si mesmas.

Definitivamente, há uma sensação de mistério no simbolismo! É parte da magia’’

A pintura inteira é extremamente impressionante, mas o que a torna verdadeiramente única são os olhos. Como você decidiu usar os olhos do Michael?

‘‘Isso fazia parte do conceito original decidido por Michael e o Diretor de Arte. Foi com isso que comecei.’’

Quanto tempo você demorou para desenhar esses olhos? Eles são muito realistas. Você usou uma foto de Michael para fazer isso ou Michael posou para ela?

‘‘Eu tinha muitas fotos do Michael para trabalhar.’’

Você consideraria fazer outra capa de álbum para Michael?

‘‘Definitivamente.’’

Divindade em movimento

A composição da pintura ‘perigosa’ de Ryden evoca a magia e a maravilha do rancho Neverland de Michael Jackson. Os portões do reino de magia de Jackson, ricamente decorados com detalhes em dourado, inspiraram a capa do álbum.

O nome inscrito “Michael Jackson” dá lugar a uma enorme máscara teatral que parece manter os segredos escondidos. Ele serve como um ornamento perfeito que espalha mistério e o desconhecido.

Os olhos de Michael, em particular, parecem ter sido inspirados pela foto tirada para a capa do álbum Bad. Uma mecha de cabelo caindo sobre sua testa lembra ao espectador que não há como confundir o artista em questão.

Vários animais aparecem agrupados no centro da pintura. O pavão está na vanguarda, irradiando glamour e charme representando a imortalidade.

Um elefante está presente com o número 9 em sua testa. Além de ser um número proeminente na numerologia 9 significa o número de irmãos de Jackson.

Uma das presas do elefante está notavelmente quebrada, sinalizando a situação desta criatura ameaçada de extinção.

À direita, encontramos uma vespa, um símbolo de sabedoria. Foi usado com destaque nos tempos antigos por reis egípcios para denotar a realeza. Mais abaixo está um sapo, uma figura de sorte e mudança para o povo do antigo Egito.

À esquerda, um búfalo ergue-se orgulhoso, um símbolo de poder, força e coragem sobrenaturais. Perto está um dugongo, um antigo mamífero marinho e herbívoro .

O resto dos animais é composto por um rinoceronte, um mandril, um antílope e outros. O amor de Michael pelos animais é bem documentado em seu zoológico particular — um de seus bens mais valiosos.

Dois querubins musicais aparecem no topo da pintura, anunciando som e música junto com a cabeça de um macaco prestes a ser coroado.

É o seu chimpanzé Bubbles.

No lado esquerdo e direito dos olhos de Michael estão dois rostos de palhaços.

Ambos representam o circo, mas também o teatro, já que exibem a dicotomia da performance teatral com uma figura chorando e outra rindo.

Proeminentes em cada lado da pintura estão dois elefantes brancos em cima de um par de globos de veludo. Considerando o quanto Michael foi inspirado por P.T. Barnum e sua carreira, é seguro dizer que ele serve de inspiração para esse elemento.

Diz a lenda que P.T. Barnum certa vez enviou um agente para comprar um elefante branco, algo nunca visto antes, na esperança de usá-lo como atração de circo. Quando chegou a Bridgeport, Connecticut ele estava coberto de grandes manchas rosadas e, na verdade, ‘‘nem um pouco branco’’. O público não ficou impressionado e Barnum teve que manter seu “elefante branco” escondido da vista do público em um estábulo enquanto tentava decidir como recuperar seus altos custos.

O elefante morreu tragicamente quando seu estábulo pegou fogo. Desde então, o termo “elefante branco” se tornou um eufemismo para algo raro e caro.

No canto superior esquerdo está uma figura semelhante a um macaco alado, vestida com trajes de guerreiro.

A criatura parece ser uma homenagem ao Macaco Voador de O Mágico de Oz de 1939.

O famoso chimpanzé de Michael, Bubbles, é representado em diferentes pinturas.

Ele é apresentado no passeio do parque de diversões, sendo coroado como o ‘Rei’ e em um relevo arquitetônico. Não há dúvidas de que Bubbles tinha um lugar especial no coração de Michael e, portanto, sua presença aqui é justificada.

A paixão de Michael pela arte permitiu a Ryden incluir algumas reformulações fascinantes de pinturas famosas.

O “Rei Cachorro”, visto sentado em seu trono à esquerda, é, na verdade, uma reformulação da famosa pintura de 1806, Napoleão I em Seu Trono Imperial, de Jean-Auguste Dominique Ingres.

A pintura é um retrato de Napoleão I em seu traje de coroação, sentado em um trono de encosto circular com braços adornados com bolas de marfim.

Em sua mão direita, ele segura o cetro de Carlos Magno e na esquerda, a mão da justiça. Em sua cabeça está uma coroa de louros dourada, semelhante àquela usada por César. Ele também usa um capuz de arminho sob o grande colarinho da Legion d’honneur, uma túnica de cetim bordada a ouro e uma capa de veludo decorada com abelhas douradas.

A figura retrabalhada por Ryden tem a cabeça de um cachorro afegão, famoso entre famílias nobres. Sua mão direita ostenta uma luva de lantejoulas cintilantes e no topo de sua cabeça está uma coroa com “MJ” bordado.

Também digno de nota, o cetro do rei é adornado com uma cabeça de pássaro, uma referência sutil à sua rainha no outro lado da obra de arte.

Curiosamente, o pé do “Rei Cachorro” é na verdade um pé humano com uma sapatilha dourada. As iniciais de Michael, “MJ”, estão claramente gravadas na frente. Este detalhe foi inspirado diretamente em Júpiter e Tétis, uma pintura a óleo de 1811 também de Ingres.

À direita, temos o “Pássaro Rainha”. Em vez de se basear em um trabalho específico, Ryden justapôs a Rainha Elizabeth I e Elizabeth II. Muitos dos detalhes mais sutis parecem ter sido tirados de um retrato da Rainha Elizabeth I de 1592, de Marcus Gheeraerts.

Outros detalhes como a coroa, o cetro e a esfera dourada parecem ter sido inspirados por uma fotografia de 1952 da coroação da Rainha Elizabeth II por Cecil Beaton. Desta vez, Ryden substituiu a cabeça da rainha com a de um pássaro Kingfisher. De sua coroa saem fadas brancas. Assim como o rei, a rainha retribui uma referência com uma cabeça de cachorro na ponta do cetro.

As engrenagens mecânicas abaixo do vestido da rainha é uma homenagem a obra cinematográfica de 1936, Tempos Modernos de Charlie Chaplin.

Tempos Modernos narra a vida de um trabalhador comum, um homem que está em busca de se estabelecer tanto profissionalmente quanto como indivíduo em uma sociedade cheia de inovações tecnológicas e contradições.

A música Smile faz parte trilha sonora é composta pelo próprio Chaplin e arranjada com a ajuda de Alfred Newman. Posteriormente ela foi gravada pelo próprio Michael para o álbum HIStory.

Um detalhe curioso digno de nota são os três querubins dourados vistos cavalgando em carpas douradas no estilo de um carrossel de parque de diversões.

A carpa é um símbolo sagrado no Japão e é tradicionalmente um antigo símbolo de força.

Outra homenagem artística vem na forma de uma jovem nua, uma referência clara ao Nascimento de Vênus, a famosa pintura de 1485 de Sandro Botticelli.

Para Platão e os membros da Academia Platônica Florentina, Vênus tinha dois aspectos: ela era uma deusa terrestre que despertou nos humanos o amor físico e uma deusa celestial que inspirou neles o amor intelectual.

Platão argumentou ainda que a contemplação da beleza física permitia à mente compreender melhor a beleza espiritual.

Um busto de pedra de uma criança meio negra, meio branca é um aceno inteligente para o primeiro single do álbum, “Black or White”.

Quando a música estreou nas estações de rádios em novembro de 1991, uma rádio de Nova York o tocou por noventa minutos diretos para satisfazer as exigências da audiência.

Em vinte e quatro horas, a música tinha sido adicionada a noventa e seis por cento da trilha sonora nas estações de rádio americanas. Dentro de semanas, Black or White alcançou o primeiro lugar nos charts — a mais rápida subida nos charts desde Get Back do Beatles, em 1969 –, onde ela ficaria por sete semanas, tornando-se a música mais bem sucedida de Michael Jackson desde Billie Jean.

O curta-metragem do single estreou simultaneamente em 27 países na MTV, BET, VH1, Fox e outros canais para um público de mais de 500 milhões.

A obra O Jardim das Delícias Terrenas é um tríptico de Hieronymus Bosch, que descreve a história do Mundo a partir da criação também está em ‘Dangerous’.

No centro esquerdo da pintura está a imagem de um casal apaixonado envolto em uma bolha amniótica.

A versão de Ryden é quase idêntica ao original, com algumas diferenças sutis:

O globo central delimitado por água é adornado por figuras nuas saltitando entre si e com várias criaturas, algumas das quais são realistas e outras mais fantasiosas.

A localização deste globo espelha a do globo planetário na pintura de Ryden.

A segunda música a receber um aceno na capa do álbum é “Heal the World”.

Lançada como o sexto single do álbum, esta música é particularmente especial para Michael.

O mapa-múndi na palma da mão de Michael na parte inferior da peça é uma segunda homenagem a esta obra-prima musical.

Ele também criou a Fundação Heal the World em 1992. Nos primeiros anos de sua criação, a fundação criou com sucesso um recorde em serviço às crianças, focalizando em estratégias específicas: imunização e cuidado com a saúde, prevenção contra o uso de drogas e educação.

Esse conceito de “cure o mundo para todos” se tornaria a peça central da Dangerous World Tour.

Continuando a alusão visual ao Jardim das Delícias Terrestres de Bosch, a jovem africana parece estar segurando o crânio de uma criatura extinta.

Esta é uma referência visual a um detalhe semelhante encontrado no Inferno de Bosch. A julgar pela forma como a menina está embalando os restos mortais da criatura, alguém poderia pensar que é uma lamentação do descuido do homem em preservar as belas criaturas da Terra e seus habitats naturais.

Destaque para um aceno visual para o artista, Ryden habilmente pintou seu nome entre os dentes nus do crânio.

Existem duas arcadas principais de cada lado da pintura. As passagens são ladeadas por um conjunto de estatuas de ouro de uma mulher.

Essas figuras são conhecidas como cariátides, figuras femininas esculpidas que servem de suporte arquitetônico, ocupando o lugar de coluna ou pilar.

Ryden se inspirou no Mausoléu de Henrique II de Conde, erguido por Gilles Guérin em 1646.

Abaixo de três das quatro cariátides estão símbolos gravados nas bases do pilar. A primeira é uma imagem da icônica luva de strass de Michael, que fez sua estreia em 1983 no especial de TV da Motown 25.

Usando uma jaqueta de lantejoulas preta e a luva de strass, ele estreou seu movimento de dança característico, o moonwalk, enquanto executava seu maior sucesso, Billie Jean. A luva continuou a ser uma parte especial de suas performances de Billie Jean em turnês subsequentes, bem como em muitas das aparições públicas na época.

A segunda é uma homenagem ao curta-metragem de Michael de 1986, Captain EO. O filme de ficção científica 3D foi dirigido por Francis Ford Coppola, que surgiu com o nome, Eos, a deusa grega do amanhecer.

Ryden habilmente prestou homenagem a esta origem com uma gravura de um sol. O filme foi originalmente exibido nos parques temáticos da Disney de 1986 a 2012.

O terceiro é o símbolo da paz. Foi originalmente projetado por Gerald Holtom como o logotipo da British Campaign for Nuclear Disarmament, um grupo na vanguarda do movimento pela paz no Reino Unido, e adotado por ativistas anti-guerra e contracultura nos EUA e em outros lugares.

A inclusão deste símbolo é apropriada, pois Michael foi um dos maiores artistas humanitário de todos os tempos — ele usou sua riqueza e status de celebridade para ajudar a curar o mundo onde quer que fosse.

Muitas de suas canções promovem paz e amor entre pessoas de todas as esferas da vida.

Em ambos os lados da pintura estão a entrada e a saída de um túnel misterioso, que lembra o passeio em um parque de diversões.

O Olho da Providência ou o Olho Que Tudo Vê, aparece na fachada superior da saída do túnel e representa o olho de Deus observando a humanidade. Já o triângulo, segundo historiadores, pode referir-se à Trindade (pai, filho e espírito santo), pelo menos segundo a perspectiva cristã. Muitas vezes, esses triângulos vêm também acompanhados de desenhos de raios, que remeteriam à glória de Deus.

O símbolo surgiu durante a Renascença: uma de suas primeiras aparições conhecidas é no quadro A Ceia em Emaús, pintado pelo italiano Pontormo em 1525.

Quanto aos personagens que seguem nesta jornada misteriosa, vemos que eles saem do outro lado diferentes. Se eles são os mesmos indivíduos que entraram pela esquerda ou não, não está claro. O que está claro, entretanto, é que ele representa uma transformação que ocorre, provavelmente destacando a transformação que o ouvinte experimentará quando ouvir o álbum.

É semelhante a entrar em um “labirinto de terror”, sem saber o que esperar do outro lado.

Um desses personagens é um pequeno rato, que é mais do que provável: Ben, da canção homônima que Michael gravou quando era um jovem artista. Ben é uma canção escrita por Don Black e composta por Walter Scharf para o filme de 1972 com o mesmo nome. Foi interpretado por Michael Jackson nos créditos finais.

O single de Michael, gravado pela gravadora Motown em 1972, passou uma semana no topo da parada pop dos EUA. Ganhou um Globo de Ouro de “Melhor Canção” e foi indicada ao Oscar de “Melhor Canção Original” em 1973. A canção foi o primeiro sucesso solo de Michael nos EUA.

Alguns carrinhos à frente de Ben está um elefante, uma referência sutil ao lendário “Homem Elefante”, por quem Michael era fascinado. Joseph Merrick era um homem inglês, com deformidades que foi exibido pela primeira vez em um show de horrores como o “Homem Elefante” no final do século 19 em Londres.

Ele então passou a viver no Hospital de Londres após conhecer Frederick Treves, onde estudou. Em 1986, foi relatado que Michael Jackson se ofereceu para comprar os ossos do “Homem Elefante” depois de ficar fascinado com sua história. Embora os rumores fossem falsos, eles criaram um fascínio sem paralelo pela vida privada de Michael Jackson que perdurou por muito tempo.

O “Homem Elefante” faz uma aparição adequada no curta-metragem de Michael de 1989, Leave Me Alone.

Saindo desse passeio está ninguém menos que Macaulay Culkin, o amigo de Michael. Culkin é um ator americano que se tornou famoso quando criança por seu papel como Kevin McCallister na comédia Esqueceram de Mim (1990) e sua sequência.

No auge de sua fama, ele foi considerado o ator infantil de maior sucesso desde Shirley Temple. Na época do primeiro filme, Culkin tornou-se amigo íntimo de Michael Jackson, fazendo uma aparição em seu curta-metragem Black or White.

Finalmente, o próprio jovem Michael Jackson faz uma aparição como um condutor de carrinho da atração. Nenhuma retrospectiva de carreira estaria completa sem um aceno para a magia que começou tudo.

Michael Jackson começou sua carreira com o Jackson 5 em 1964. Junto com seus irmãos Jackie, Tito, Jermaine, Marlon e posteriormente Randy, eles participaram de shows de talentos e se apresentaram em clubes de todo o país. A estreia na cena musical profissional aconteceu em 1969, após assinar com a Motown Records.

Eles se tornaram a primeira banda a ter seus primeiros quatro singles alcançando o topo da Billboard Hot 100.

Não muito longe de um jovem Michael está um Michael adulto durante a era Thriller. Ryden parece ter justaposto essas duas imagens de Michael para destacar marcos importantes em sua carreira. A sequência do primeiro álbum solo de sucesso de Michael, Off the Wall (1979), Thriller (1982) explorou gêneros semelhantes ao seu antecessor, incluindo pop, pós-disco, rock, funk e soul. Em pouco mais de um ano, Thriller se tornou — e atualmente continua sendo — o álbum mais vendido do mundo de todos os tempos.

O álbum ganhou um número recorde de oito prêmios Grammy em 1984, incluindo “Álbum do Ano”. Sete singles foram lançados do álbum, todos alcançando o Top 10 na parada da Billboard Hot 100 dos EUA.

Thriller também permitiu que Michael quebrasse as barreiras raciais na música pop por meio de suas aparições na MTV e do encontro com o presidente dos EUA, Ronald Reagan, na Casa Branca. O álbum também foi um dos primeiros a usar curtas-metragens como ferramentas promocionais de sucesso.

A imagem particular de Michael capturada por Ryden parece ter sido inspirada por sua aparição na Calçada da Fama de Hollywood em 1984. Ele foi presenteado com uma estrela em reconhecimento por sua conquista na indústria do entretenimento.

No canto inferior esquerdo está uma mão aberta, claramente pertencente a ninguém menos que Michael Jackson. Em sua palma está uma jovem africana segurando o crânio de uma criatura desconhecida.

Há uma dicotomia interessante aqui entre o passado (criatura pré-histórica) e o futuro (a criança). Neste ponto de sua carreira, Michael tinha feito muitas viagens para a África, um continente que ele amava de todo coração. Talvez esta imagem destaque a situação das crianças pobres e famintas da África e em todo o mundo.

Com fita adesiva em três pontas de seus dedos, foi dito que Michael utilizou essa técnica junto com as meias brilhantes para destacar seus movimentos e garantir que eles fossem claramente visíveis à distância. Em sua palma está um mapa-múndi, mostrando sua presença como superstar global.

Gravado em seu pulso está o número 7, que, como o número 9, é um número significativo em numerologia e foi considerado o número favorito de Michael.

Michael também era o 7º de 9 filhos.

A figura em destaque no canto inferior direito está uma imagem de P. T. Barnum, criador do circo mais famoso do mundo.

Phineas Taylor “P. T. ” Barnum foi um político, showman e empresário americano do século 19, lembrado por promover boatos famosos e por fundar o Circo Barnum & Bailey — “um circo itinerante de aberrações’’.

Barnum foi uma grande inspiração para Michael Jackson ao criar sua persona pública. Dizia-se que ele lia religiosamente a autobiografia de Barnum para entender melhor as táticas que tornavam sua atuação tão espetacular.

Ele queria que sua vida e carreira fossem o maior show da Terra!

Na aba do casaco de Barnum há um alfinete dourado que diz “1998”. Esta é uma homenagem direta a um acréscimo peculiar que Michael colocaria abaixo de sua assinatura ao longo de sua carreira.

O significado e o verdadeiro do número permanecem um mistério.

Acima da cabeça de Barnum está um homem de baixa estatura. Acredita-se que ele seja inspirado por dois personagens específicos que compartilham uma conexão com P. T. Barnum. O primeiro é Charles Sherwood Stratton, mais conhecido por seu nome artístico, “General Tom Thumb”.

Ele foi uma pessoa anã que alcançou grande fama como artista no final do século XIX. Barnum, um parente distante, ouviu falar de Stratton e, depois de contatar seus pais, ensinou o menino a cantar, dançar, fazer mímica e se passar por pessoas famosas.

A segunda, e mais visual, é Mihaly “Michu” Meszaros. Michu um ator húngaro fez sucesso nos Estados Unidos após interpretar o personagem da série Alf.

Ele é visto nesta fotografia peculiar, tirada em 1994, vestindo o mesmo uniforme do pequeno personagem junto com o número sete em sua cartola.

A pintura de Mark Ryden, Dangerous, é a epítome do surrealismo pop. Como disse a musicóloga Susan Fast:

‘‘As ricas imagens desta pintura podem certamente ser lidas de muitas maneiras. É a mais complexa das capas de álbum de Jackson e entre as mais complexas da história da música pop.’’

“Eu queria fazer um álbum como ‘O Quebra Nozes’ de Tchaikovsky. Assim, em mil anos a partir de agora, as pessoas ainda estariam ouvindo. Algo que viveria para sempre.”

— Michael Jackson sobre o álbum Dangerous

por Mohammad Osman, Art Of Desing Online

4 Comments

  1. A capa de dangerous é uma obra de arte! Na época ficava olhando não só com admiração…porém tentando decifrar o que havia por trás dessas imagens. Minha capa favorita! Meu vinil fica muito bem guardado…meu tesouro! Assim como Michael é uma jóia rara…sua arte é eternizada por seu perfeccionismo e talento.

  2. Reconheci algumas coisas, na Capa do Album “Dangerous”, não sabia que contava a Carreira toda deste maravilhoso, imortal artista, tão criativo, capa do Album, emocionante, saber a História por traz de tanta foto. Só mesmo Michael com inteligência rara e superior seria capaz de criar, capa, álbum, pinturas, composições, cantar, dançar,humanitário , fora da curva, impressionante! Cada dia, aprendo a Amar, cada vez mais esse Gênio, Michael Jackson!!!!!! Deveriam ter feito e dito tanto sobre ele….

  3. Michael Jackson é ainda o maior artista de todos os tempos. A capa do álbum Dangerous é de alguma forma coisas da mente desse maravilhoso artista. Ainda cresce em mim admiração e afeto, lamento não poder ver novas criações artísticas dele nesse mundo.

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