Thriller” de Michael Jackson continua sendo o álbum mais vendido de todos os tempos em todo o mundo e um dos discos mais influentes da história, e é um pouco surpreendente perceber que Michael tinha apenas 24 anos quando o álbum foi lançado há cerca de QUARENTA ANOS!

O documentário “Thriller 40” é uma celebração da produção do álbum que rendeu sete singles no Top 10 e inspirou uma série de momentos seminais de significado cultural, desde Jackson quebrando barreiras raciais na MTV até a lendária aparição no especial de 25 anos da gravadora Motown.

Contando com arquivos de áudio e filmagens inéditas, e entrevistas com músicos de estúdio, engenheiros de gravação, velhos amigos e artistas atuais, “Thriller 40” nos leva através dos passos da história de Michael. Os primeiros dias – em Gary, Indiana quando tinha 6 anos; com o Jackson 5 no “The Ed Sullivan Show; o sucesso e decepção com álbum “Off the Wall”, depois que ele ganhou apenas um Grammy ele estava determinado a fazer um álbum que mudaria o cenário da música e da cultura pop.

“Eu queria fazer algo que fosse tão poderoso, tão forte”, diz ele em uma gravação de áudio. “Minha atitude foi: eu quero o álbum mais vendido de todos os tempos. … Eu queria aperfeiçoar a perfeição.”

Com nomes como o engenheiro de gravação Matt Forger, o guitarrista e arranjador Steve Lukather e o tecladista/arranjador Greg Phillinganes compartilhando anedotas sobre a gravação de “Thriller” no Westlake Recording Studios em Los Angeles e, em alguns casos, até mesmo recriando trechos memoráveis ​​de várias músicas , “Thriller 40” é puro paraíso pop.

Vemos imagens de Michael e Paul McCartney gravando “The Girl Is Mine” (que aconteceu alguns meses antes do álbum ser criado). E ouvimos trechos das demos originais de músicas como “Wanna Be Startin’ Somethin’” e “Billie Jean”, com Michael cantando A Cappella em um gravador, que era seu método de escrever música. Lembramos que a MTV inicialmente recusou tocar “Billie Jean” e só concordou depois que o presidente da CBS Records, Walter Yetnikoff, ameaçou retirar todos os seus outros artistas do canal.

O diretor John Landis compartilha algumas lembranças das filmagens de “Thriller” com Michael, que era um grande fã de “Um Lobisomem Americano em Londres”, de Landis. Ole Obermann, chefe global do TikTok, observa que o serviço de hospedagem de vídeos enviados pelos usuários tem cerca de 10 milhões de criações que incluem músicas do álbum “Thriller” e há cerca de 17 bilhões de visualizações e 2 bilhões de curtidas para esses vídeos. Quem entre nós não viu um daqueles vídeos virais? Um grupo de professores, pais ou alunos recriando a dança zumbi de “Thriller”?

Michael Jackson disse que estava determinado a fazer o álbum mais vendido de todos os tempos, uma sensação que o elevaria à exosfera do estrelato.

“Thriller 40” é um excelente lembrete de como ele fez isso acontecer.

por Richard Roeper, Chicago Sun Times

One Comment

  1. Michael conseguiu fazer com Thiiller exatamente o que sonhava ” poderoso e forte” que influencia a música mundial até hoje! Mesmo quem não é fã, admite seu talento. O difícil é achar quem não goste do Michael…quase impossível! Mas como se diz ” há louco pra tudo nessa vida” thrillher o melhor álbum de todos os tempos e Michael Jackson o melhor para sempre!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *