USA for Africa – as forças combinadas das estrelas pop Michael Jackson, Lionel Richie, Diana Ross, Bruce Springsteen, Bob Dylan e outros – lançaram uma das canções de caridade mais lucrativas do mundo de todos os tempos – “We Are the World”, de 1985. Mas em The Greatest Night in Pop (em português, A Noite que Mudou o Pop), da Netflix, descobrimos que a música estava incrivelmente perto de não acontecer.
“Os maiores artistas de uma geração se uniram para salvar vidas. Mas só tivemos uma noite para acertar”, lembra Lionel Richie no trailer. “Recebi esta ligação de Harry Belafonte e ele quer fazer algum tipo de música para combater a fome na África. Basicamente, o que ele diz é: ‘Eu preciso de você’”.
O documentário acompanha o grupo de 46 músicos que se reuniram em 25 de janeiro de 1985, enquanto “deixavam seus egos na porta e gravavam uma música para combater a fome na África que alteraria a história da cultura pop global”. A Noite que Mudou o Pop promete imagens nunca antes vistas do planejamento e processo de composição da música, bem como as gravações que ocorreram no Henson Studios.
Além das entrevistas de Richie, Springsteen, Lauper, Smokey Robinson, Smokey Robinson, Kenny Loggins, Dionne Warwick e Huey Lewis contarão seu lado sobre a histórica noite.
A Noite que Mudou o Pop estreará em 19 de janeiro no Festival de Cinema de Sundance e chegará à Netflix em 29 de janeiro.
Assista ao trailer abaixo.