Redescobrindo Preciosidades: Michael Jackson, Who Is It

Originalmente destinado ao projeto “best of”Decade, Who Is It é uma das joias de Dangerous. Com ecos de Billie Jean e Dirty Diana, a música foi escrita em 1990 em colaboração com o produtor Bill Bottrell, que testemunhou as emoções mais íntimas de Michael Jackson. Nenhuma música desde Be Not Always havia mostrado tanto sofrimento palpável. Segundo Quincy Jones, o Jackson, sem dúvida, pretendia que essa música fosse um lançamento em que abriria sua alma e seu coração, voltando-se para o público como seu confidente.

Um exército de tecladistas aparece em Who Is It, acompanhando o tom sombrio da música. Bryan Loren cria e dirige a maravilhosa sonoridade da bateria, que empresta seu ritmo ao peso do lamento, enquanto as notas curtas do baixo de Louis Johnson são sobrepostas, destilando com maestria a melancolia da música.

Em março de 1993, quando Give in to Me estava destinado a ser um novo single para o mercado norte-americano, seu curta-metragem ganhou uma exibição exclusiva durante o programa de TV que Michael Jackson dividiu com Oprah Winfrey. Na ocasião, Michael apresentou Who Is It com um beatboxing tão incrível que a gravadora cancelou o lançamento de Give in to Me e o substituiu por Who Is It. A versão exclusiva desta apresentação acappella é chamada de The Oprah Winfrey Special Intro.

O single não conquistou as paradas mundiais, nem deixou uma marca no inconsciente coletivo, mas ainda assim mantém um lugar muito especial nos corações dos admiradores do Rei do Pop:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *