Michael Jackson “parou” o Brasil simplesmente para gravar um videoclipe. Com cenas rodadas em Salvador e no Rio de Janeiro, o clipe de “They Don’t Care About Us” foi um grande acontecimento pop em nosso país.
Michael desembarcou em Salvador no dia 9 de fevereiro na companhia de sua equipe e do diretor Spike Lee, onde gravaria a primeira parte do clipe no Pelourinho, em Salvador. As cenas contaram com a participação de 200 músicos do grupo afro-brasileiro Olodum.
Um dos principais pontos turísticos da capital baiana serviu de palco para que Michael performasse em meio a centenas de fãs escoltados por policiais.
No dia 11 de fevereiro, o Dona Marta parou para receber o Rei do Pop. Michael ficou por cinco horas e dez minutos no Morro, causando alvoroço na comunidade. Aos gritos de “Michael, eu te amo” o cantor gravou as cenas, que contavam com figuração da comunidade.
A ideia de jackson e Spike Lee por trás de “They Don’t Care About Us” era retratar a história de pessoas humilhadas em todo mundo e chamar atenção para os governantes que deixavam seu povo à deriva.
Até hoje, o clipe é amplamente considerado um dos mais memoráveis e impactantes da carreira do Rei do Pop e continua a ser um importante marco na história da música e da cultura brasileira.