Michael Jackson em Liverpool ’88: O Maior Show de Todos os Tempos

Em uma cena que evocava o fervor dos dias áureos dos Beatles, Michael Jackson, o ícone do pop, transformou Liverpool em uma cidade em estado de êxtase ao trazer sua Bad Tour para o Hipódromo de Aintree. O evento de 11 de setembro de 1988 não marcou a primeira visita de Jackson à cidade que muitos consideram a capital mundial da música pop, mas foi certamente a mais grandiosa e impactante.

A primeira incursão de Michael em Liverpool ocorreu em 1972, quando, ainda adolescente, ele se apresentou com o Jackson 5 no Liverpool Empire. O então jovem vocalista de 14 anos já demonstrava o talento que o tornaria uma lenda da música. Durante aquela apresentação, o pai do grupo, Joe Jackson, teve que intervir duas vezes para acalmar a multidão exaltada que tentava se aproximar do palco, prevendo a ascensão meteórica que o futuro reservaria a seu filho.

Dezesseis anos depois, o retorno de Michael a Liverpool trouxe uma euforia ainda maior. Agora com 30 anos e no auge de sua carreira, ele havia se tornado a figura mais famosa do planeta. Chegando de helicóptero ao aeroporto de Speke, Jackson e sua comitiva viajaram para o centro da cidade em uma impressionante escolta de limusines, ocupando um andar inteiro do luxuoso hotel Atlantic Tower.

No dia do show, uma impressionante multidão de 125.000 fãs pagantes lotou o Aintree Racecourse, com ingressos a £16,50 cada. Além desses, muitos outros se aglomeraram nas proximidades, ansiosos para testemunhar o espetáculo de perto. A cidade estava tomada pela excitação de ver o “Peter Pan do pop”, cuja presença hipnotizava a todos, do início ao fim da performance.

A apresentação de Jackson foi uma experiência audiovisual sem precedentes. Os holofotes cortando a escuridão da noite iluminaram uma plateia que representava um terço da população de Liverpool. A manchete do dia seguinte capturou o sentimento coletivo: “O homem mais misterioso da música moderna nos manteve hipnotizados do começo ao fim”. Uma noite para a história, um tributo ao poder de atração de Michael Jackson, o maior astro pop do planeta.

Acompanhe trechos desse show HIStórico:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *