Em 2022, “MJ – Das Michael Jackson Musical” estreou no Broadway e rapidamente se tornou um fenômeno cultural. Dois anos depois, a Stage Entertainment decidiu levar a produção para a Alemanha, instalando-a em seu teatro próprio em Hamburgo. A estreia oficial alemã aconteceu em 1º de dezembro de 2024, com Benét Monteiro e Prince Damien nos papéis principais, recebendo elogios da crítica e do público.
Agora, um ano após essa chegada triunfal, a produção celebra uma marca impressionante: 700 mil ingressos vendidos apenas na Alemanha. Com o sucesso contínuo, o espetáculo já confirmou uma nova temporada para 2026, sustentado pela permanência dos três intérpretes de Michael Jackson — Monteiro, Damien e Oxa, que seguirá como cover oficial do Rei do Pop em Hamburgo.
Enquanto isso, o musical segue firme em outras partes do planeta. A produção continua em cartaz no Broadway, ocupa lugar de destaque no West End de Londres, se apresenta na Austrália e mantém uma turnê pelos Estados Unidos. Para 2026, a companhia anuncia ainda uma turnê asiática, elevando o total para cinco milhões de ingressos vendidos no mundo, segundo dados da Stage Entertainment.
Em Hamburgo, porém, a visão vai além da próxima temporada. A equipe já iniciou a busca por novos talentos para futuras fases do espetáculo. Para isso, organizou audições em Paris, Lisboa e uma seletiva marcada para 17 de dezembro na própria cidade alemã. Depois dessa triagem internacional, começam os workshops exclusivos na capital hanseática, onde será moldado o próximo intérprete de Michael Jackson.
O processo, segundo o diretor de elenco Ralf Schaedler, exige mais do que imitação. Ele destaca que Jackson foi um artista singular e que o objetivo é encontrar performers capazes de trazer identidade e técnica próprias, muito além do trabalho de simples “impersonators”. Para isso, os candidatos participarão de uma espécie de “escola Michael Jackson”, onde aprenderão técnicas específicas até alcançarem o nível necessário para assumir o papel. A produção original tem assinatura de Lia Vollack, John Branca e John McClain, com direção de Christopher Wheeldon e roteiro de Lynn Nottage, reforçando o peso artístico dessa jornada.
por Silas Schwarzkopp, Musik Woche




