Um lugar no oeste do Pará, tem uma forte ligação com o Rei do Pop e guarda a memória de um dos videoclipes mais emblemáticos da carreira de Michael Jackson. Localizada no KM 89 da BR-163, no município de Belterra, a Fazenda Treviso foi o cenário das gravações de “Earth Song (1995) e atualmente é um atrativo turístico indispensável no roteiro.

A área que na época já era utilizada em projetos de manejo florestal, apresentava o cenário ideal para a proposta do diretor Nick Brandt, com o contraste entre a floresta cortada e a área conservada, incluindo a árvore de angelim vermelho que aparece nos primeiros segundos do vídeo, espécie essa que ainda hoje está presente no terreno e pode ser visitada, como nos mostra o anfitrião, seu Antônio Leite.

Sete figurantes paraenses participaram da produção, foram escolhidos numa seleção com mais de 100 inscritos e apareceram em uma reportagem da TV Liberal para o Fantástico, no lançamento do videoclipe.

A fazenda tem outros atrativos para os visitantes, como um lago onde é possível navegar de caiaque e pedalinho, trilhas, uma represa que gera energia e a cachoeira artificial formada a partir da barragem. A área possui 4.393 hectares e foi, por anos, usada para exploração florestal, recebendo uma infraestrutura residencial e industrial para servir de suporte para o trabalho longe do centro urbano.

Casas, escritórios e até uma igreja ainda podem ser observados. Os locais anteriormente abandonados aos poucos vêm sendo reformados nesta proposta de receber visitantes e potencializar ainda mais o turismo na região. Além de Michael Jackson, dessa floresta saíram os dois mastros de uma das caravelas construídas para comemorar os 500 anos do Brasil e um tronco de árvore inteiro que ornamenta o Museu da Ciência, o Cosmocaixa, em Barcelona, na Espanha.

 

A Fazenda Treviso recebe desde os anos 1990 acadêmicos, pesquisadores e professores do mundo todo em busca de conhecimentos sobre a Amazônia. É portanto, um ambiente onde é possível encontrar no silêncio da floresta, caminhos para o desenvolvimento humano e científico.

Canção da Terra

“Earth Song”, de Michael Jackson, é uma obra-prima visual e musical que transcende gerações com sua mensagem poderosa sobre a devastação ambiental e a necessidade urgente de ação. O clipe, lançado em 1995, é um apelo emocional que combina cenas de destruição ambiental com imagens de esperança e renascimento. Jackson, com sua voz inconfundível e performance cativante, nos conduz por uma jornada emocional, instigando reflexão e empatia. Cada cena é uma chamada à consciência global, ilustrando o impacto das ações humanas sobre o planeta e a importância de preservar nosso lar para as futuras gerações:

por por Fábio Barbosa, O Liberal

11 Comments

  1. Michael Jackson é meu ídolo insubstituível, com certeza está cantando e encantado em outro plano celestial, quantas saudades querido Michael

  2. Uma pena, o Angelin Vermelho que aparece no início da filmagem do clipe da música está sendo queimado, quase morrendo.
    Quem quiser ver ou conhecer enquanto ainda está de pé procure o insta da Ong BADERNA @baderna_oficial e entre em contato.

  3. Sempre atemporal, e Icônico, como a sua música pôde chegar nos corações de todos!;Grande homem o Michael!!

  4. Falar de Michael Jackson é falar de um Ser Humano, de um Profissional Maravilhoso…Único… Michael Jackson transcende, é Inexplicável,Maravilhoso…e Michael foi Tão Incrível que é maravilhoso conhecermos todo trabalho,esse Ser Humano Abençoado, Insubstituível…te amo tanto Michael…Te amo, Te admiro infinitamente!!!🥰🥰🥰🥰

  5. Me lembro eu com 11 anos indo comprar um compacto do Michel Jacson e nunca mais eu esqueci grandes lembranças da minha vida te amoooo para sempre.

  6. Apesar de todas às críticas negativas e a perseguição da imprensa ele teve força e coragem para deixar essa obra prima. Hoje ele é referenciado pelos seus fãs que NUNCA abandonaram e o resto do mundo. Michael Jackson foi e será o MAIOR CANTOR DA MÚSICA INTERNACIONAL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *