If You Don’t Love Me: a música descartada do álbum ‘Dangerous’ de Michael Jackson

Quando voltou ao estúdio para gravar Dangerous, Michael Jackson se libertou da presença de Quincy Jones. Abandonado a si mesmo e finalmente livre para tomar suas próprias decisões, ele trabalhou com vários outros produtores e procurou encontrar uma identidade que lhe permitisse começar a década de 1990 com um som inovador.

A preparação para Dangerous estava repleta de canções esquecidas ou raramente ouvidas, que, se tivessem sido incluídas no lugar das que o Rei do Pop escolheu, teriam dado uma imagem completamente diferente de seu mundo musical.

Um verdadeiro excêntrico das sessões Dangerous, é a outtake If You Don’t Love Me, um número de rock vigoroso cuja agressividade surge de uma história de amor frustrado. O riff de guitarra, simples e típico do início dos anos 1990, período que viu o surgimento do grunge, marca a música de uma forma muito — talvez também — repetitiva. Aos 3’34, uma pausa permite que o ouvinte respire um pouco. Michael Jackson tem tempo suficiente para continuar reclamando e implorando a sua amada antes de se lançar ainda mais intensamente nos últimos refrões, que são entregues com a mesma energia.

Ouça:


No início dos anos 2000, uma primeira versão vazou na internet que era quase a versão definitiva. Faltavam alguns arranjos de guitarra e a mixagem dos vocais ainda não estava completa. A versão definitiva, autorizada por Jackson, figurou no CD de teste da reedição de Dangerous prevista para 2001. If You Don’t Love Me destaca-se como uma improvável pepita de rock, única no repertório de Michael Jackson.

2 Comments

  1. Lindas histórias do nosso Rei do Pop Machel Jackson, de todos tempos! Nosso capitão musical do Rock, sera sempre meu único idolo. Fica Michel, com nosso criador e amado infinito Deus Javé, nosso salvador e mestre Jesus Cristo, e a Sagrada Familua de Deus, no céu celestial.suas músicas fizeram e nos fazem felizes, e seus atos de bondade, sempre serão lembrados também.amém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *