Como personal trainer, Michael Jackson contratou Lou Ferrigno, de quem ouvira falar primeiro como sendo o segundo halterofilista mais conhecido do mundo (depois de Arnold Schwarzenegger) no começo dos anos 1970, e depois como o ator que interpretou o gigante verde na popular série de televisão O Incrível Hulk.
A preparação para a série de shows This Is It começou com treinos de três vezes por semana, sempre na mansão Carolwood. “Os paparazzi vão me seguir se eu for até a sua casa”, explicou Michael. Trabalhar com Michael exigiu uma abordagem muito diferente da usada quando ele foi contratado para encher Mickey Rourke de músculos para seu papel em O Lutador, recorda Ferrigno. Michael queria flexibilidade e estrutura, por isso eles faziam exercícios com elásticos e uma bola de pilates, em vez de usar pesos.
Ferrigno tinha trabalhado com Michael pela primeira vez quase quinze anos antes, quando Jackson se preparava para a HIStory World Tour, na época em que era conhecido por ultrapassar com frequência os próprios limites físicos. O Michael Jackson com quem ele estava convivendo agora parecia mais tranquilo e comedido, avaliou Ferrigno. Michael fazia todos os exercícios que ele passava e estava “muito animado”, mas também parecia ter aprendido algo sobre parar enquanto ainda estava ganhando.
Nos anos 1990, Michael confessou em diversas ocasiões que sua vida era solitária, mas agora parecia muito mais “realizado e feliz”, disse Ferrigno, que ficava esperando sorrindo quando Michael fazia intervalos em suas sessões para brincar de pega-pega com os filhos: “Ele era um paizão”. Michael aparecia para os treinos numa roupa toda preta, lembra Ferrigno: calça, camiseta e tênis pretos, além da jaqueta só tirou numa única ocasião.