Michael Jackson cancela participação no Live Aid para dançar com o Mickey

Michael Jackson faltou ao show do Live Aid, realizado em 13 de julho de 1985 para promover o esforço humanitário contra a fome na Etiópia. Ele tinha um bom motivo: estava ocupado negociando os detalhes de um novo empreendimento cinematográfico. Depois de trabalhar em The Wiz em 1978, seu próximo projeto cinematográfico seria um vídeo que a Disney estava produzindo para seus parques temáticos.

Em 1º de outubro de 1982, o Epcot Center da Disney World na Flórida lançou uma nova atração chamada Magic Journeys. Produzido em colaboração com a Kodak, este filme usou tecnologia tridimensional de última geração que combinou duas câmeras de 70 mm. Filmando a mesma cena de dois ângulos ligeiramente diferentes, essas câmeras recriaram um efeito 3D realista que o olho humano poderia capturar com o uso de óculos especiais. Essa tecnologia, chamada Kodak-Disney 3D, lançou as bases para as modernas técnicas 3D desenvolvidas posteriormente para cinema e home theaters.

A atração foi um sucesso estrondoso. Isso encorajou os executivos da Disney a fazer mais vídeos como este e continuar a desenvolver tecnologia de ponta. Em 1984, Michael Eisner foi nomeado CEO da Walt Disney Company. Um ex-executivo da Paramount Studios, ele deu uma nova vida criativa ao papel e não hesitou em recorrer à sua rede de contatos no cinema.

Michael Jackson conhece o Mickey

Em setembro de 1984, Frank Wells, um veterano da Warner Studios, e Michael Eisner, estavam procurando locações de filmagem na Disneylândia. A Thrillermania estava no auge, e a ideia de associar o nome de Michael Jackson aos parques da Disney fazia muito sentido. Então Wells pediu a Walt Disney Imagineering, que era responsável por desenvolver e criar atrações, que apresentasse ideias que envolveriam Michael.

Michael nunca escondeu sua admiração pelo mundo de Walt Disney, então ele estava ansioso para seguir o conselho de seu então amigo David Geffen e se encontrar com o presidente da Disney Pictures, Jeffrey Katzenberg. Michael aceitou alegremente o papel principal no filme, que iria ao ar na Flórida, Califórnia e Japão. Ele disse que queria trabalhar com Steven Spielberg ou George Lucas. Spielberg, já ocupado filmando A Cor Púrpura, recusou. Mas Lucas, o criador de Star Wars, aceitou a missão.

Wells e Eisner eram excelentes marqueteiros e sabiam o quanto as famílias americanas amavam a ficção científica de Star Wars:

Esta era uma época em que o entretenimento familiar estava perdendo o interesse pelos contos de fadas e cada vez mais se voltando para as aventuras no espaço de Luke Skywalker e amigos. Lucas concordou em produzir o filme em 3D, mas deixou claro que seu próprio estúdio de efeitos especiais, Industrial Light and Magic (ILM), e a atração Star Tours (outro projeto da Disney) estavam ocupando muito de seu tempo. Muito antes de a Disney comprar a franquia Star Wars, Lucas já havia começado a desenvolver seu enredo na área de Tomorrowland do parque temático. O nome de Lucas apareceu nos créditos, mas a maior parte da produção executiva do filme foi conduzida por Rusty Lemorande.

Francis Ford Coppola, um dos contatos de Michael Eisner, produziu o filme. George Lucas, que conheceu Coppola durante as filmagens de Finian’s Rainbow (uma comédia musical estrelada por Fred Astaire e Petula Clark), aprovou prontamente sua escolha. A sensibilidade artística de Coppola e a paixão pela música acabaram convencendo os executivos da Disney a contratá-lo.

A produção de Captain EO

Rick Rothschild, de Walt Disney Imagineering, trabalhou no conceito do filme. Levou alguns dias para ele ter três ideias para Michael Jackson: na primeira, o cantor estaria caminhando pelo parque antes de ser repentinamente engolido pela atração do passeio, Piratas do Caribe. Uma série de cenas espetaculares aconteceria antes que ele pudesse retornar ao mundo real.

As outras duas ideias se inspiraram no mesmo tema: Michael deve salvar os habitantes de um planeta governado por uma rainha do mal. Para isso, foram propostos dois ambientes diferentes: um seria semelhante ao mundo de Peter Pan e estaria equipado com um elenco de personagens improváveis, como elfos e fadas. O outro aconteceria no futuro, com Michael interpretando um capitão de nave espacial. Michael Eisner, George Lucas e Michael Jackson gostaram particularmente do cenário futurista, que foi uma ótima maneira de combinar os mundos únicos da Disney e Star Wars.

Os títulos de trabalho eram The Intergalactic Man e Space Knights. Em abril de 1985, Michael Jackson, Francis Ford Coppola, Rusty Lemorande e William Ellenshaw da Disney se encontraram no escritório de George Lucas em San Anselmo e definiram Captain EO como o título final do grego Eos, a deusa do amanhecer.

A premissa era simples: Michael Jackson deve salvar um mundo onde uma rainha do mal (interpretada por Anjelica Huston) governa com medo e opressão. Ele, portanto, traz luz a um planeta perdido destinado a viver nas trevas. Essa história, que Elvis Presley não teria deixado passar durante seus anos em Hollywood, foi uma desculpa para revelar duas novas canções ao público: We Are Here to Change the World e Another Part of Me.

Michael queria promovê-los logo após o vídeo, mas a pressão de sua gravadora para trabalhar em uma continuação de Thriller o forçou a engavetá-los. No final, Michael incluiria Another Part of Me em Bad. We Are Here to Change the World teria que esperar até 2004 para ser oficialmente lançado como parte da The Ultimate Collection.

Mais de um milhão de dólares por minuto

A pré-produção de Captain EO começou em março de 1985 e as filmagens começaram em 15 de julho do mesmo ano. A filmagem e pós-produção desse filme de 17 minutos acabou demorando mais de 18 meses. Em vez de atribuir a coreografia ao amigo Michael Peters, Michael Jackson trabalhou com Jeffrey Hornaday, que já havia desenhado as coreografias para Flashdance e o vídeo para Say Say Say. Quanto à trilha sonora, ficou com James Horner, que executou de forma brilhante os planos da Disney.

Além das complicadas técnicas de filmagem, que exigiam paciência para controlar as pesadas câmeras 3D, uma segunda equipe foi solicitada a construir uma sala de cinema que criasse as melhores condições possíveis para a exibição de um filme e trilha sonora desse tipo. Tal como acontece com Magic Journeys, o público teria que usar óculos especiais para experimentar o efeito 3D. Quanto ao som, ele foi mixado em multicanal, fazendo de Captain EO o primeiro filme da história a ser feito em surround sound 5.1.

O orçamento inicial de $17 milhões (mais de um milhão de dólares por minuto) logo foi ultrapassado. O número de efeitos especiais planejados foi multiplicado por três. A instalação do teatro demorou mais do que o esperado: deveria estar funcional em abril de 1986, mas os atrasos continuaram se acumulando e a Disney finalmente anunciou que seria inaugurado em setembro de 1986. Os custos dispararam e a equipe começou a falar sobre números chegando a US $25 milhões.

Quando a atração estreou em 12 de setembro de 1986 no Epcot, e em 18 de setembro na Disneylândia, a figura de Michael Jackson estava gritante em sua ausência. Ocupado com a gravação de Bad, ele teve que se contentar em ler sobre a reação do público nos jornais e ouvir sobre eles da Disney.

Captain EO no espaço e no tempo

Graças ao enorme sucesso do Captain EO, a Disney finalmente rompeu com sua reputação de desatualizada. Livre da sombra de seu criador, falecido em 1966, e das políticas muitas vezes austeras que impôs, a empresa pôde tomar um novo rumo e se comprometer com projetos ambiciosos e mais alinhados com a época. Além da aventura 3D do Captain EO, George Lucas trabalhava no Star Tours, uma experiência simulada inspirada na famosa saga. Os artistas da Disney estavam se voltando para a produção de novos filmes originais, incluindo A Pequena Sereia em 1989, que suplantou os fracassos comerciais como As Peripécias de um Ratinho Detetive, de 1986.

Captain EO continua sendo uma jóia entre as produções de Michael Jackson. O filme, que era parte videoclipe e parte atração, só viu a luz do dia dentro dos limites dos parques temáticos da Disney. A MTV conseguiu exibi-lo na televisão em 1996, mas, até hoje, o filme permanece oficialmente inédito, inclusive em VHS e DVD. Isso se deve à configuração financeira e legal do filme, que é um pesadelo burocrático de contratos envolvendo Lucas, Coppola, Jackson e todos os dançarinos e atores que apareceram no filme. Sem falar que a Disney sempre se recusou a comercializar o conteúdo de suas atrações.

As licenças de operação do filme expiraram em 1994 no Epcot e em 1997 em Anaheim, mas após a morte de Michael Jackson em 2009, o público solicitou que a atração retornasse por demanda popular. Captain EO ocorreu entre 2010 e 2015, mas Disney disse que esta seria a última viagem do valente capitão e relegou este ambicioso trabalho aos anais da história.

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