Michael Jackson: engenheiro de som de ‘HIStory’ fala sobre canções inéditas que ficaram fora do álbum

Ryan Arnold, engenheiro de som do icônico álbum HIStory de Michael Jackson, abriu em 2013 um tópico de perguntas e respostas no Reddit, revelando detalhes fascinantes sobre as sessões de gravação e algumas canções inéditas que não foram incluídas no álbum HIStory: Past, Present and Future, Book I.

O Encontro com Michael Jackson

Quando questionado sobre como se sentiu ao conhecer Michael Jackson pela primeira vez, Arnold respondeu: “Impactado. Eu trabalhei no estúdio com alguns grandes nomes da música como Madonna e Cher, mas Michael Jackson é a pessoa mais famosa do mundo! Simplesmente era inacreditável”. Este encontro inicial marcou o início de uma jornada inesquecível no mundo criativo de Jackson.

O mistério de “D.S.” e as sessões de “Tabloid Junkie”

Sobre o polêmico tiro no final da música “D.S.”, Arnold optou por manter o mistério, dizendo apenas que é “simbólico” e que “existem pessoas que são simplesmente más e fazem coisas ruins”.

Ao falar sobre “Tabloid Junkie”, Arnold revelou que a versão inicial da música era completamente diferente da que conhecemos hoje. Foi a colaboração dos produtores Jam e Lewis que transformou a música, dando-lhe uma melodia mais ‘drástica’.

A Criação de “Little Susie” e o Processo de “Money”

Arnold compartilhou que “Little Susie” foi uma das músicas mais desafiadoras para Jackson compor.  Ele explicou que a inspiração para a música veio de uma história real sobre uma menina brutalmente assassinada, e negou qualquer relação com a música “Eleanor Rigby” dos Beatles.

Em relação à música “Money”, Arnold destacou o processo incomum de gravação, onde os coros não foram feitos separadamente. Ele lembrou claramente de uma sessão de improvisação que ajudou a definir a estrutura rítmica da música.

Canções Inéditas e “Basszouille”

Arnold revelou que duas músicas inéditas ficaram de fora do álbum “Basszouille”, que tinha uma atmosfera circense e orquestral (e foi subistituída por ”Little Suisie”), e uma versão de “Delilah” de Tom Jones, mas com um ritmo mais descolado.

Descrevendo “Basszouille”, ele comparou a música a “Circus Girl”, a versão demo de ”Carousel” gravada durante as sessões do álbum “Thriller”.

Ouça o álbum HIStory: Past, Present and Future, Book I.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *