Michael Jackson continua a marcar presença nas paradas da Billboard. Décadas após o auge de seus maiores sucessos e 15 anos após sua passagem, a música do Rei do Pop continua a ser transmitida e vendida em volumes suficientes para manter seu nome em várias listas. Esta semana, ele consegue ocupar dois lugares no topo da mesma tabela, um feito geralmente reservado para artistas da atualidade.
Na parada Top R&B Albums desta semana, Jackson ocupa duas posições dentro do top 10. O álbum “The Essential Michael Jackson” voltou ao top 10 da parada Top R&B Albums, subindo da 11ª para a 9ª posição na lista que classifica os projetos de R&B mais consumidos no país. Apenas um degrau abaixo, está o álbum mais bem-sucedido de Jackson, “Thriller“, que subiu da 14ª para a 10ª posição, reentrando na área mais alta da lista.
Tanto “The Essential” quanto “Thriller” atingiram a mesma posição na parada Top R&B Albums, ambos alcançando o 2º lugar, perdendo por pouco a chance de dar a Jackson o primeiro lugar. Embora tenham chegado à mesma posição, seu tempo na lista não é o mesmo. “The Essential” já esteve na lista Top R&B Albums por 354 semanas. Enquanto isso, “Thriller” é muito mais bem-sucedido em termos de duração, acumulando 534 semanas na parada.
Ambos os álbuns também aparecem em pelo menos duas outras listas da Billboard e estão subindo em todas elas. Eles podem ser encontrados na Billboard 200 e na Top R&B/Hip-Hop Albums desta semana. “Thriller” também vendeu bem o suficiente na última semana para entrar novamente na parada Top Album Sales, onde retorna ao top 40 mais uma vez.
Quando a aguardada cinebiografia de Michael Jackson chegar aos cinemas em abril de 2025, certamente os números serão ainda maiores, deixando a mídia marrom, que sempre foi desesperada em difamar Michael Jackson, rendida à popularidade do Rei do Pop.