Lançado em 1997, Blood on the Dance Floor: HIStory in the Mix é o álbum de remixes mais vendido de todos os tempos. Longe de ser apenas uma coleção de remixes, o álbum trouxe cinco faixas inéditas que revelaram um lado sombrio e profundamente pessoal do Rei do Pop. Criadas para álbuns anteriores, mas deixadas de fora das seleções finais, essas músicas carregavam o peso emocional das lutas internas de Jackson, seu reflexo em um mundo que o perseguia e desafiava.
No vídeo, Rodrigo Teaser, artista-tributo de Michael Jackson, mergulha nos bastidores dessa criação enigmática. Teaser revela que Blood on the Dance Floor foi uma manobra estratégica para ajudar a equilibrar as finanças da Sony após o orçamento astronômico de HIStory: Past, Present and Future, Book I, lançado em 1995. O álbum HIStory teve uma produção grandiosa, com videoclipes, campanhas de marketing global e uma turnê mundial. Isso resultou em um custo altíssimo que a gravadora precisava compensar.
BOTDF foi, então, concebido como uma forma de gerar receita adicional, sem a necessidade de um novo álbum completo de inéditas. O projeto contou com remixes de músicas do álbum HIStory (mesmo Michael odiando) e a inclusão de cinco músicas inéditas, o que reduziu os custos de produção.
Acompanhe o documentário A criação de Blood on the Dance Floor: