A música de Michael Jackson era sobre inclusão, aceitação e superação de barreiras, ele provavelmente é a pessoa perfeita a quem recorrer nos dias de hoje
Como a realidade da vida continua a se fragmentar e a se desintegrar a um ritmo alarmante, podemos pelo menos ter consolo no fato de que o poder curativo da música ainda pode mudar nosso mundo.
Seja a dor, a perda e o desgosto provocados pela pandemia do novo coronavírus, a música continua sendo algo em que podemos nos agarrar, como um cobertor de segurança reconfortante. Então, quando a música do rei do pop, Michael Jackson recentemente começou a repercutir no Twitter, percebemos que a música atemporal de Michael era a lista de reprodução perfeita para esse momento, cheia de esperança, cura e grooves energéticos que fazem você querer dançar por cima dos seus problemas.
A música de Michael Jackson era sobre inclusão, aceitação e superação de barreiras, ele provavelmente é a pessoa perfeita a quem recorrer nos dias de hoje. Então, vamos absorver a voz linda do rei através de um top 5 exclusivo!
Black Or White
Vamos começar com este clássico cativante sobre a tolerância racial que misturou rock, pop e rap já em 1991. Na sequência dos recentes protestos do Black Lives Matter, as tensões raciais estão fervendo em um ponto de ebulição entre negros e brancos, através de embates pela nação. Isso é um retrocesso para estes tempos, pois Michael Jackson nos ensinou a não julgar uma pessoa com base na cor de sua pele e a aceitar a todos pelo que eram.
They Don’t Care About Us (Brazil Version)
Essa foi uma das músicas do Michael Jackson mais mencionadas na recente pesquisa sobre músicas negras no Twitter, pois captura perfeitamente o sentimento que a maioria das pessoas tem expressado sobre as pessoas no poder hoje em dia. Seja na maneira desajeitada de lidar com o novo coronavírus ou na ameaça às nossas liberdades civis em geral, as letras desta canção de protesto de 1995 resumem completamente o que nossos corações sangrentos realmente querem dizer aos grandes empresários de colarinhos brancos dos edifícios mais altos — “Tudo o que quero dizer é que eles realmente não se importam conosco. Michael Jackson disse isso sobre a faixa: “A música é sobre dor de preconceito e ódio e é uma maneira de chamar a atenção para problemas sociais e políticos. Sou a voz do acusado e do atacado. Sou a voz de todos”.
Earth Song
Este é outro clássico de Jackson de 1995 que chama a atenção de nosso planeta natal, a Mãe Terra. Com esta obra-prima do pop, Michael quis dizer ao mundo o quão importante era priorizar a eco-conservação, considerando que todos nós precisamos sobreviver nessa rocha aquática flutuando no espaço o maior tempo possível. A música também tinha um lindo videoclipe que foi parcialmente filmado no Parque Nacional Tarangire, na Tanzânia, um santuário para elefantes gigantes. As letras são simples e atraentes, incluindo frases instigantes como — “Você já parou para perceber / Todas as crianças mortas da guerra? / Você já parou para notar / Esta terra chorando, essas praias chorosas?” Esse refrão viciante pode ficar preso na sua cabeça por dias, a marca registrada de uma ótima música pop.
Man in the Mirror
Esse poderoso hit número 1 de 1988 soa como um soco no estômago, porque a mensagem desse single cristão é eternamente relevante, mesmo nos dias de hoje. A canção ecoa o sentimento sobre a memorável citação de Mahatma Gandhi: “Seja a mudança que você deseja ver no mundo” com a letra “Estou começando com o homem no espelho / estou pedindo a ele que mude seus caminhos / E nenhuma mensagem poderia ter sido mais claro / Se você quer tornar o mundo um lugar melhor / Dê uma olhada em si mesmo e faça uma mudança”. O videoclipe também apresenta uma montagem poderosa de clipes que incluem crianças na África, Martin Luther King Jr, o tiroteio no estado de Kent, Adolf Hitler, Ku Klux Klan, Nelson Mandela, Madre Teresa, Mahatma Gandhi e outras figuras históricas.
Heal the World
Este sucesso de 1992 é um apelo gentil e teria chegado ao topo das paradas se não fosse por outro clássico, ‘I Will Always Love You’ de Whitney Houston, conquistando o primeiro lugar. Dez anos depois, Michael Jackson admitiu aos fãs que essa era a música que ele mais se orgulhava de ter criado. Nela contém uma mensagem atemporal que pede que não apenas consideremos a vida e o destino das pessoas ao nosso redor, mas também as gerações futuras que um dia herdarão este planeta. Como o próprio grande homem disse uma vez: “Em um mundo cheio de ódio, ainda devemos ousar ter esperança. Em um mundo cheio de raiva, ainda devemos ousar confortar. Em um mundo cheio de desespero, ainda devemos ousar sonhar. E em um mundo cheio de desconfiança, ainda devemos ousar acreditar: Essas ainda são palavras para se viver, então vamos”.