Não é nenhum segredo que Michael Jackson amava todas as coisas pelas quais o Halloween é famoso, desde os doces até a emoção de se vestir com todos os tipos de disfarces e fantasias.
“Eu adoro fazer doces ou travessuras”, revelou Jackson em uma entrevista de 2001. “Eu amo me vestir como uma espécie de monstro … e bater em portas. Ninguém sabe que sou eu e eu ganho doces! Eu perdi o Halloween por anos, e agora eu estou compensando. É muito bom ir de porta em porta e as pessoas te darem doces. Precisamos de mais disso no mundo. Isso une o mundo. ”
“Sempre pensei que Halloween e ‘Thriller’ se encaixavam como uma luva”, disse Jackson em uma declaração de 2008 sobre Thrill The World — um evento internacional de dança realizado anualmente no final de outubro no qual os participantes executam simultaneamente a dança zumbi que ficou famosa por Jackson em seu curta-metragem “Thriller” de 1983.
“Thriller” é amplamente divulgado como uma das canções com tema de Halloween mais vendidas da história da música. De acordo com a Nielsen SoundScan, em 2013 a faixa vendeu mais de 3,4 milhões de downloads digitais somente nos EUA — e não para por aí!
O Halloween não seria o mesmo sem “Thriller”, e como Jackson disse, ele se encaixam como uma luva.
Halloween e o especial para TV
Quando Michael Jackson assinou contrato com a AEG Live para realizar shows na O2 Arena de Londres seu acordo veio com um requisito específico — que a AEG também o ajudaria a se aventurar no cinema.
Uma das primeiras coisas que Jackson quis fazer foi produzir um especial de Halloween para a televisão com foco em no média metragem Ghosts.
Para isso, o chefe da AEG, Randy Phillips, marcou uma reunião entre ele, Jackson e o produtor do Grammy, Ken Ehrlich. Tim Leiweke da AEG e o empresário de Jackson, Frank Dileo, juntaram-se ao trio para a reunião, que ocorreu antes dos ensaios em 24 de junho de 2009 no Staples Center.
“Quando o vi na noite anterior à sua morte, estávamos em uma reunião sobre o projeto de Halloween que Michael queria fazer com a CBS”, lembra Ehrlich. Ken Ehrlich iria produzir o especial para Michael. É centrado em torno da filmagem de Ghosts’’, recorda Randy Phillips. “A intenção era criar um especial anual de Halloween para a televisão.’’
MJ sonhava em reintroduzir ao mundo sua obra-prima musical de 1996, Ghosts. Com a turnê This Is It trazendo o foco do público de volta para ele como um artista, outubro de 2009 estava se concretizando como a plataforma definitiva para que o sonho da superestrela se tornasse realidade.
Ghosts é um filme de 40 minutos, co-escrito por Jackson com o lendário escritor de terror Stephen King, e dirigido por Stan Winston. Michael Jackson interpreta os papéis de vários personagens no filme, incluindo o divertido e excêntrico ‘Maestro’, o ignorante e fanático ‘Prefeito’ e o ‘Esqueleto’. Os personagens são muito diferentes, mas têm uma coisa em comum — todos dançam exatamente como o Rei do Pop!
“O vídeo contém algumas das melhores e mais inspiradas danças da carreira de Jackson”, disse Stephen King em uma peça comovente publicada logo após a passagem de Jackson. “Se você olhar para ele, acho que verá por que Fred Astaire chamou Jackson de ‘um motor infernal’.”
Assista o média-metragem Ghosts de Michael Jackson na íntegra:
O primeiro especial de Halloween do Michael Jackson seria transmitido em 31 de outubro de 2009 pela CBS. Este foi o momento perfeito para todas as partes envolvidas. Quando chegasse o Halloween, Jackson teria um mês de pausa da turnê This Is It.
Como Jackson não estaria em turnê no momento da transmissão, sua “apresentação” para o especial teria sido proveniente de um tesouro de imagens em alta definição que a AEG Live planejou capturar durante a primeira etapa.
Foi planejado que a filmagem incluiria “Thriller”/“Ghosts”/“Thriller” do show ao vivo e seria editado como a performance de Jackson no especial, dando ao público que assistia em casa o primeiro vislumbre do triunfante do superstar voltar ao palco.
“Michael estava muito feliz. Eu solidifiquei [o] especial de Halloween que ele queria ”, explicou Frank Dileo em uma entrevista. “Nós explicamos o que queríamos fazer com o filme, Ghosts, e qual foi sua participação e ele aceitou isso. Ele estava extremamente feliz.”
Tragicamente, a turnê This Is It e o Halloween Special não aconteceu. Jackson se foi no dia seguinte — em 25 de junho de 2009.
Confira o segmento animado “Thriller” de This Is It editado em conjunto a partir de filmagens filmadas no Culver Studios, bem como de performances capturadas durante os ensaios de Jackson:
Ghosts teria sido o ponto central da transmissão da CBS, está entre as obras mais impressionantes do corpo artístico de Jackson. Muitos fãs de Michael Jackson em todo o mundo adorariam ver este filme lançado oficialmente, remasterizado em alta definição. E não apenas o filme em si, mas um extenso documentário de “making of” com todos os tipos de filmagens bônus raras e nunca vistas.
Não podemos esquecer o fato de que era o próprio Michael quem queria compartilhar Ghosts com o mundo. Ele colocou as engrenagens em movimento para que isso acontecesse.
“Você tem planos de lançar [Ghosts] em DVD?” Jackson foi questionado em uma entrevista de 2001. “Sim, ele será lançado como um DVD junto com seu The Making of Ghosts”, ele respondeu. “Ghosts tem sido um sonho por muito tempo. Ele é assustador e cômico ao mesmo tempo. Eu não quero assustar as pessoas a ponto de elas ficarem com medo de dormir. Quero que tenha um pouco de humor. E dentro de toda risada tem uma lágrima, sabe? É divertido.”
NOTA: Em 2014, o Espólio e a Sony lançaram SCREAM — uma coletânea com as músicas mais sinistras da carreira do Rei do Pop. Eles também produziram um filme de animação, Michael Jackson’s Halloween.