‘‘Michael Jackson decidiu criar um evento para cada single’’
O lançamento de Dangerous foi uma ampla operação de marketing conduzida como se fosse um assunto de estado. Michael Jackson decidiu criar um evento para cada single, convocando uma lista impressionante de estrelas para aparecer em cada um de seus curtas.
Macaulay Culkin, a jovem estrela de Esqueceram de Mim, começou em Black or White, seguido de perto pelo comediante Eddie Murphy, o jogador de basquete Magic Johnson e o modelo Iman em Remember the Time. Aparecer com essas três personalidades, além da escultural Naomi Campbell, que contracenou com ele em In the Closet, permitiu que a estrela se mostrasse enraizada na comunidade afro-americana. Essa imagem foi gravada em pedra pelo vídeo de Jam, no qual apareceu outro MJ, que havia feito história no basquete americano: Michael Jordan.
Michael trabalhou com diretores renomados: David Lynch fez o teaser do álbum e David Fincher exibiu sua estética impecável em Who Is It. Michael Jackson também trouxe diretores promissores, como o jovem John Singleton, recém-chegado do sucesso de seu primeiro longa-metragem, Boyz N the Hood. Os créditos dos curtas-metragens do álbum parecem uma filmografia ideal da qual muitos atores se orgulhariam.
Os melhores mixers da época fizeram singles retirados do álbum: de C + C Music Factory a Tommy Musto e Moby, muitos tentaram esse exercício estilístico que, inevitavelmente, distorceu a música original. Embora não se impressionasse, Michael Jackson seguiu em frente com esse processo, que era uma condição de seu novo contrato com a Sony Music.
A quantidade de nomes de celebridades lançados para a promoção de Dangerous foi de tirar o fôlego. Mas ao final desse longo exercício comercial, que foi concluído em dezembro de 1993, foi Slash, o guitarrista do Guns N ‘Roses, quem saiu por cima, aparecendo em duas músicas lançadas como singles: Black or White e Give in to Me .
Ele então embarcou em um relacionamento profissional com o Rei do Pop que duraria mais de dez anos.