Quando o álbum HIStory foi lançado o diretor de cinema Spike Lee se apaixonou pela música Stranger in Moscow, e estava muito interessado em dirigir um video clipe sobre a música. Em setembro de 1995, Michael Jackson estava em Nova York e marcou uma reunião com o diretor de cinema. O Rei do Pop queria que ele dirigisse um de seus próximos vídeos. Spike Lee disse a Jackson que adoraria fazer Stranger In Moscow, mas o Rei do Pop tinha outros planos e ofereceu They Don’t Care About Us.
O diretor de Malcolm X fez um trabalho primoroso e inesquecível, rodando o curta no Brasil entre moradores da cidade de Salvador, Bahia e de favelas do Rio de Janeiro. Jackson ainda motivou a produzir um segundo curta-metragem em uma prisão reconstruída em um estúdio de Nova York.
Stranger In Moscow
Para Stranger in Moscow, MJ escolheu seu diretor favorito, Nick Brandt que optou por fazer um vídeo simples: “Eu sugeri a ideia para Michael e ele concordou. Sempre foi assim. Eu tive muita sorte de trabalhar com ele tantas vezes.”
Brandt acabou dirigindo o maior número de curtas-metragens na carreira de Michael Jackson: Childhood, Earth Song, Stranger in Moscow, Cry e o inacabado One More Chance.
Assista o curta Stranger in Moscow