Quando Janet Jackson viu pela primeira vez o novo mural dos Jackson 5, não conteve as lágrimas. A emoção foi instantânea ao reviver as raízes de sua família eternizadas em um imenso retrato de quatro andares no coração de Gary, Indiana.
A obra é assinada por Felix “Flex” Maldonado, que devolve à cidade não só uma pintura, mas um pedaço da história musical americana.
Desde a primeira versão do mural em Miller Beach, milhares de pessoas — de turistas a promessas do hip-hop local — passaram a incluir a obra como pano de fundo de suas memórias. Ensaios fotográficos, selfies, videoclipes e sessões de moda foram atraídos pelo impacto visual e simbólico da pintura. Era mais que arte: virou ponto de encontro, símbolo de orgulho e identidade da cidade.
A primeira versão do mural foi perdida quando o muro em que foi pintado deteriorou-se e o local foi transformado. Depois, o enorme mural no centro de Gary também foi apagado com a demolição do prédio. Para muitos, parecia o fim de uma era. Mas Maldonado — e a comunidade — tinham outros planos.

Um Novo Mural, Três Vezes Maior
Agora, com apoio de empresários locais e da comunidade artística, o mural renasce em Miller Beach, três vezes maior, ocupando a lateral de uma lavanderia histórica. Outro está programado para surgir no antigo prédio da Sears, no centro de Gary. Segundo Maldonado, “O impacto vai ser ainda maior. Mais pessoas vão ver, fotografar e sentir a energia dos Jackson novamente.”
A intenção por trás do novo mural vai além da homenagem. É parte de uma iniciativa para reaquecer o comércio local após anos de obras e pandemia. Novos estabelecimentos como Clutch Bagels, Estella’s Cantina e Tiny’s Coffee Bar já colhem frutos com o aumento de visitantes que vêm atraídos pela arte urbana.
Maldonado não esperava tamanha repercussão quando pintou o mural original. Hoje, admite que Michael Jackson, mesmo depois de décadas, continua sendo um imã cultural. A nova versão, agora permanente, foi feita para resistir ao tempo e manter viva a memória da família que nasceu em Gary e conquistou o mundo.
por Joseph Pete, nwitimes.com